Inmetro ressalta ações do IPEM-PR 27/04/2020 - 14:40

Diante da situação emergencial da rede pública de saúde no Brasil e das condições econômicas desfavoráveis de parte considerável da população brasileira no enfrentamento da pandemia do coronavírus, o Inmetro orientou os órgãos delegados nos estados (Ipem) a doarem a autoridades de saúde e entidades de assistência social materiais apreendidos durante operações de fiscalização. São máscaras, luvas, álcool em gel, alimentos e produtos de higiene e limpeza que, de alguma forma, não atenderam os requisitos estabelecidos pelo Instituto, mas que se encontram em perfeito estado de segurança e consumo.

“Neste momento, todas as instituições de governo devem promover ações que contribuam para a superação desta crise. Além do apoio às várias iniciativas voltadas para a construção de novos ventiladores pulmonares, por exemplo, o Inmetro identificou a oportunidade de doação de produtos em poder dos órgãos delegados nos estados, fruto de apreensões decorrentes de ações de fiscalização. Importante esclarecer que somente podem ser doados os itens que apresentaram irregularidades formais, não representando riscos à segurança e saúde dos usuários”, esclarece Leonardo Rocha, assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

Materiais essenciais e produtos de limpeza

No estado do Paraná, por exemplo, a contribuição do órgão delegado se destinou à Coordenadoria de Defesa Civil, que recebeu álcool etílico líquido e em gel, luvas latex e máscaras de proteção facial. As doações do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), realizadas entre os dias 27 de março e 14 de abril, foram encaminhadas às cidades de Curitiba, Londrina e Guarapuava. “Esses materiais poderão oferecer um mínimo de proteção aos profissionais de saúde e da segurança pública no atendimento à população paranaense”, enfatiza Rubico Camargo, presidente do Ipem-PR.
Já no Amazonas, os esforços envolveram a ajuda ao Fundo de Promoção Social (FPS) do governo do estado. O Ipem-AM doou galões de álcool em gel cujas embalagens não exibiam o selo do Inmetro nem apresentavam informações obrigatórias, além de alimentos e produtos de higiene e limpeza. “Estas ações visam contribuir com as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, e na luta contra o Covid-19”, assinala Márcio Brito, diretor-presidente do Ipem-AM, esclarecendo que os alimentos doados foram apreendidos por apresentarem erros de medição em relação ao peso indicado nas embalagens.

O Ipem do Espírito Santo doou produtos alimentícios e de higiene pessoal à prefeitura de Dolores do Rio Preto, um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas que castigaram o estado no último mês de janeiro. “O Ipem-ES está cumprindo sua responsabilidade social. Como órgão fiscalizador, continuará trabalhando para atender e realizar ações nos municípios e associações que já são cadastradas para o recebimento deste tipo de ajuda”, diz Rogerinho Pinheiro, diretor-geral do órgão.

Outras ações

Ainda com o objetivo de contribuir com os esforços dos governadores no combate à pandemia do Covid-19, os órgãos delegados também executaram serviços em caráter emergencial para hospitais e entidades assistenciais. O Ipem-AM verificou 22 esfigmomanômetros (medidores de pressão) usados em clínicas e hospitais de Manaus, que desempenham importante papel na elaboração de diagnósticos precisos, contribuindo para o enfrentamento da pandemia.

O Ipem-SP realizou a análise de álcool em gel e sabão para higienização das mãos para a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa/SP).

Doações do Ipem-PR para Defesa Civil

- 1.654 litros de álcool etílico, 769 garrafas de álcool gel de 480 g, 9.827 luvas de proteção em látex e 4.439 máscaras de proteção facial.

Doações do Ipem-AM

- Ao Fundo de Promoção Social (FPS) do governo do estado: 30 galões de álcool em gel, cada um com 5kg.

- À Associação de Apoio à Criança com HIV (Casa Vidha): 120 produtos (alimentos da cesta básica - como arroz, feijão, açúcar, leite, farinha; temperos; e material de higiene e limpeza - sabão em pó, sabão em barra, amaciante, detergente), no total de 121,188 kg

Doações do Ipem-ES para a prefeitura de Dolores do Rio Preto

- Produtos alimentícios e de higiene pessoal

Fonte – INMETRO - https://www4.inmetro.gov.br/noticias/covid-19-orgaos-delegados-do-inmetro-fazem-doacoes-de-materiais-apreendidos-em-operacoes