IPEM verifica 180 esfigmomanômetros da Prefeitura de Maringá 17/10/2019 - 14:37

A Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná na cidade de Maringá realizou a verificação de 180 esfigmomanômetros, ou aparelhos de medir a pressão arterial, da Prefeitura de Maringá, que são utilizados na rede pública municipal de saúde.

Os instrumentos foram aprovados com a emissão de laudos e fixação da marca de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

O presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, alerta que essa verificação dos esfigmomanômetros deve ser anual, segundo determinação legal do INMETRO, para que possam assegurar a confiabilidade das medições da pressão arterial do cidadão que busca a rede municipal de saúde, para garantir uma qualidade de vida melhor.

O gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, relatou que os exames nesses instrumentos são realizados segundo normas do INMETRO, onde os técnicos analisam visualmente o aparelho, seguido de testes de vazamento do sistema, e com a ajuda de um padrão de referência, fazem as comparações dos valores nos manômetros. “É um teste aparentemente simples, mas que tem uma complexidade que demanda tempo e equipamento de ponta para a realização desses testes”, disse o gerente Ravazi.

A verificação dos aparelhos de medir pressão arterial, alertou o presidente Rubico Camargo, é de grande importância, porque caso o instrumento não faça a medição correta, o profissional de saúde acaba receitando medicamento desnecessariamente ou deixando de prescrever a medicação.

“É uma questão de saúde pública, e a manutenção desses aparelhos pelas prefeituras municipais colabora com a rede pública de atendimento à saúde, pois pode evitar doenças graves decorrentes da pressão arterial mal regulada”, completou o presidente do IPEM-PR.

Os modelos de esfigmomanômetros importados ou fabricados no país devem obrigatoriamente ser aprovados segundo normas do INMETRO para que possam ser comercializados no país. Depois de comercializado, deve ser submetido à verificação periódica uma vez por ano, e também quando sofrer algum reparo ou intervenções. A responsabilidade pela verificação anual é do detentor do instrumento, como as Prefeituras Municipais que devem encaminhar ao IPEM-PR os seus instrumentos para a realização desse ensaio.

Nos casos em que o instrumento é reprovado, o equipamento deve ser encaminhado à oficina credenciada pelo IPEM-PR/INMETRO para reparo. Após o conserto, deve ser novamente conferido, se aprovado é emitido o laudo e afixada a marca de verificação do exercício para o ano subsequente.

Essa marca do INMETRO pode ser conferida pelo cidadão. Em caso da não existência dela, ou estiver presente de anos anteriores, deve solicitar ao profissional a utilização de um esfigmomanômetro com a marca atualizada. Ao adquirir um aparelho novo, o cidadão deve exigir a marca do INMETRO, que pode estar afixada no instrumento ou na embalagem.

APOIO DA IMPRENSA

A imprensa de Maringá colaborou na divulgação desse trabalho da Regional de Maringá, com entrevistas na RPC TV, RIC TV e longa entrevista na Rádio CBN.

Confira as reportagens nos links:

RPC TV - https://globoplay.globo.com/v/7994938/programa/

RIC TV – PROGRAMA BALANÇO GERAL MARINGÁ - https://www.youtube.com/watch?v=y7jtxiQN6uU&app=desktop A PARTIR DE 1 h 08 min 45 ss

CBN MARINGÁ - https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/ipem-verifica-180-aparelhos-de-pressao-da-secretaria-de-saude

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link Ouvidoria.