IPEM prepara comemorações do seu cinquentenário 01/09/2017 - 10:20

Envolto com as comemorações do cinquentenário do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, que se dará oficialmente no dia 6 de outubro, Juraci Barbosa Sobrinho, secretário do Planejamento e Coordenação Geral, recebeu no dia 30 de agosto a visita de Oliveira Filho e Rogério Moletta, presidência e diretoria do IPEM, também estava presente a assessora de gabinete da Secretária, Maria Concepcion Fraguas Umia, todos alinhados com os eventos programados para esta agenda festiva.

Como parte das comemorações destes 50 anos, no dia 8 de julho, já tivemos a reinauguração do Laboratório Têxtil de Londrina e a inauguração da sub-sede do Ipem-PR na cidade de Foz do Iguaçu, no dia 10 de outubro, e estão sendo preparadas uma Sessões Solene na Assembleia Legislativa do Paraná, além de Sessões nas Câmaras Municipais de Guarapuava, Cascavel, Maringá e Londrina, entre os meses de julho e outubro, cidades estas onde estão localizadas as Regionais do Ipem-PR.

O Ipem-PR é uma autarquia estadual, atrelada à Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, onde o secretário já atuou também como presidente, durante os de 1995 até 1999. Período em que o Instituto comemorava os seus 30 anos, e recordou saudosamente daquela época. “A melhor lembrança daquela época, foi quando o então governador, Jaime Lerner, me passou o desafio de assumir o IPEM e fazer uma análise da continuidade ou não do convenio com o Imetro. Órgão este, que não tinha na época um grande apelo dentro da estrutura de governo, sua referência era a fiscalização e haviam problemas internos, principalmente de ordem pessoal. Numa avaliação de minha equipe, durante aquele primeiro ano na presidência, concluímos a importância do órgão e mantivemos o convenio. Investindo principalmente na capacitação dos funcionários, que retomaram seus estudos e passaram a ser reconhecidos como metrologistas e não fiscais. Depois deste processo, fomos a primeira instituição pública a receber certificação de ISO 9002, e passamos a ser referência nacional com alguns laboratórios”, lembrou. “É um orgulho fazer parte desta história, e ver que todo este avanço e sucesso do Instituto avançam até hoje”, finalizou.