IPEM-PR se engaja ao Programa de Integridade e Compliance do Governo do Paraná 04/03/2022 - 14:21

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) aderiu oficialmente ao Programa de Integridade e Compliance, coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), em solenidade realizada ontem (03), na sede do Instituto, em Curitiba, com a presença do presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, e do diretor Geral da CGE, Luiz Fernando Neto de Castro.

Também estavam presentes ao ato o agente de Compliance do IPEM-PR, Silvio Espinosa, o diretor de Auditoria, Controle e Gestão da CGE Gilberto Antônio de Souza Filho, o coordenador de Integridade Compliance da CGE Paulo Aguiar Palácios, e a agente de Compliance da SEAP Rita Krueger.

O Programa de Integridade e Compliance é uma estratégia do Governo do Paraná para aperfeiçoar a estrutura pública, criando e melhorando a gestão de riscos e controles, além de adotar princípios éticos e normas de conduta, e fomentar a consciência e a cultura de controle interno, entre outros objetivos estabelecidos pela Lei 19857/2019.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta, considera a implantação do Programa muito importante para a eficiência da estrutura do Estado, pois através dele é possível ampliar a transparência pública. “Estamos trabalhando por um Estado ético, que possa melhor servir ao cidadão paranaense”, disse o presidente.

A inclusão definitiva do IPEM-PR ao Programa de Integridade e Compliance ficou representado pela entrega da urna onde os funcionários poderão depositar o formulário, depois de preencher com informações sobre eventos e atividades que podem impedir, atrasar, prejudicar e evitar atingir as metas e programas desenvolvidos pelo ente público, além de indicar o evento ou atividade que represente risco ou falha no processo para alcançar os objetivos do Programa.

As sugestões podem ser feitas depositando o formulário na urna ou através da urna eletrônica. Essas informações serão resgatadas de forma conjunta pelo agente de Compliance do IPEM-PR, Silvio Espinosa, e um representante da CGE. As opiniões serão avaliadas pelos responsáveis pela Coordenadoria de Integridade e Compliance, da CGE, e pelo agente Compliance do Instituto, que deverão elaborar o Plano de Integridade, com sugestões de redução ou extinção dos riscos ou vulnerabilidades.

GALERIA DE IMAGENS