IPEM-PR participa de Operação conjunta para fiscalização de transportadores de produtos perigosos 10/11/2021 - 16:33

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da equipe da Regional de Maringá sob o comando do gerente Michel Ravazzi, participou da Operação conjunta com a Defesa Civil, Instituto Água e Terras (IAT), Corpo de Bombeiros, Receita Estadual, Polícia Ambiental e Conselho Regional de Química, para fiscalização em veículos de transporte de cargas perigosas.

A Operação foi realizada na segunda-feira (08), no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, localizada no município de Colorado.

Segundo o gerente da REMAR, Michel Ravazzi, a participação do IPEM-PR foi no sentido de fiscalização da presença do cronotacógrafo e o Certificado de Verificação dos Veículos Tanque, que são itens obrigatórios para esses veículos, segundo normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, Contran e Código de Trânsito Brasileiro.

A Operação especial integra conjunto de ações da autarquia que acontecem regularmente em todo o Estado, com a finalidade de identificar, no caso dos cronotacógrafos, popularmente conhecidos como tacógrafos, se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades, como ausência de lacre e Certificado de Verificação emitido pelo IPEM-PR, que é válido pelo período de dois anos.

Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o cronotacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. O cronotacógrafo é obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.