IPEM-PR participa da Operação Nacional Casa Segura com fiscalização de produtos de uso doméstico 08/04/2022 - 16:14

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) participou da Operação Nacional Casa Segura, realizada entre os dias quatro e oito de abril, em todo país, comandada pelo Instituto Nacional de Metrologia, qualidade e Tecnologia (Inmetro), com a participação dos órgãos delegados nos estados. Foram fiscalizados 3.308 itens no Paraná, sendo todos aprovados pela fiscalização.

Na ação especial, os agentes verificaram se os produtos utilizados com frequência nas residências, como cadeiras de plástico, escadas domésticas, panelas de pressão e panelas para uso em fogão, coifa ou exaustor elétrico de uso doméstico ou comercial, aspirador de pó elétrico e liquidificador doméstico, apresentaram o selo do Inmetro, que é obrigatório para esses itens.

Segundo o gerente de Fiscalização do Ipem-PR, Roberto Tamari, a presença do Selo do Inmetro indica que esses produtos passaram por rigorosa avaliação, para evitar que ofereçam riscos associados à saúde, segurança e proteção do meio ambiente. Por isso o gerente alerta que esses produtos sejam adquiridos com o Selo do Inmetro.

Além do Selo do Inmetro, é importante que o consumidor atente para as instruções do fabricante, antes de utilizar o produto, lendo o manual de instruções, respeitando as informações ali contidas, e utilizando de maneira correta, evitando acidentes. No caso da panela de pressão, por exemplo, o fabricante traz informações do volume mínimo e máximo que deve ser respeitado no momento da sua utilização, o que diminui a probabilidade de explosões.

Importante também que o consumidor peça a nota fiscal, sendo a garantia para qualquer reclamação.

Os produtos comercializados que não ostentarem o Selo do Inmetro e não obedecerem as regulamentações vigentes, poderão ser penalizados com apreensão do produtos, além de multas. Neste caso, as empresas têm prazo para apresentar defesa e nota fiscal dos produtos, fato que transfere as condições para o fabricante.

Dicas

Escada doméstica

- Além do selo de identificação da conformidade do Inmetro, obrigatório nesse produto, antes de usar a escada, verifique a carga máxima especificada pelo fornecedor. Não se esqueça de somar, além do peso do corpo, o dos materiais e ferramentas que eventualmente o usuário carregará na escada.

- Quando utilizar a escada metálica certifique-se de que ela está totalmente aberta.

- Antes de utilizar a escada, verifique as condições do produto, observando a presença de uma trava de segurança para evitar aberturas e fechamentos acidentais, ferrugem nos pés, deformações ou qualquer falta de estabilidade.

- Não use escadas em pisos escorregadios ou que apresentem irregularidades, pois o risco de queda é muito alto.

- Use calçados adequados para subir na escada. Evite calçados com solados deslizantes e utilizá-la com os pés descalços.

- Evite usar escadas próximas da rede elétrica. Em caso de desequilíbrio, a reação natural é agarrar-se em algo para não cair o que, no caso, seriam fios de alta tensão, podendo causar acidentes fatais.

Cadeira plástica

- Além do selo de identificação da conformidade do Inmetro, na hora da compra o consumidor deve observar as marcações do fabricante, que são de uso obrigatório:

- Observar outras informações que deverão estar em baixo relevo, como país de origem, número de série ou identificação do lote e a data de fabricação.

- Evite deixar a cadeira plástica exposta ao tempo quando não estiver em uso. A ação das intempéries acelera o processo de degradação do plástico, tornando-o frágil.

- Se atentar para a classificação por níveis de utilização. Classe AW (uso exclusivo interno residencial de até 136 Kg); classe BW (uso exclusivo interno não residencial de até 136 Kg); classe AY (uso irrestrito residencial de até 160 Kg); e classe BY( uso irrestrito de até 160 Kg).

Aspirador de pó e Liquidificador

- Busque a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro.

- Eletrodomésticos que fazem barulho, tais como aspirador de pó e liquidificador precisam ainda, exibir em local visível na embalagem o selo de ruído do Inmetro que informa a potência sonora do aparelho e fornece ao consumidor informações sobre o som emitido por esses aparelhos, possibilitando fazer a escolha do produto mais silencioso. Produtos mais silenciosos possuem classificação do nível de potência sonora igual 1. Produtos com classificação 5 são os mais barulhentos.

Coifa e exaustor

- Coifas elétricas, exaustores elétricos e outros extratores de fumaça de cozinha instalados acima, ao lado, atrás ou sob fogões domésticos e aparelhos de cozinha semelhantes, com tensão nominal não superior a 250 V devem ser, obrigatoriamente, certificados. Dessa maneira, o consumidor deve:

- Estar atento ao Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, que deve aparecer aposto no produto e em sua embalagem, além de ter indicado a palavra “Segurança”.

- Analisar as características técnicas do produto para que atendam suas necessidades e verificar a tensão nominal ou faixa de tensão nominal do aparelho em comparação com a tensão elétrica disponível em sua rede elétrica doméstica.

- Realizar a instalação do produto com profissionais habilitados e autorizados pelo fabricante ou importador do produto.

- Antes de iniciar o uso, ler atentamente o manual do produto.

- Durante o uso seguir as orientações do fabricante e as recomendações de segurança.

Ouvidoria - Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o IPEM-PR, por meio da Ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br , telefone 0800 645 0102, ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

GALERIA DE IMAGENS