IPEM-PR ministrou treinamento dos técnicos do IPEM do Mato Grosso para atuar no Laboratório de Umidade de Grãos 23/11/2020 - 15:35

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da Regional de Cascavel, disponibilizou o engenheiro Celso Claser, que atua no Laboratório de Verificação de Determinadores de Umidade de Grãos (LADEC), para fazer o treinamento dos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Mato Grosso, na cidade de Cuiabá, entre os dias 16 e 20 de novembro.

O Ipem do Mato Grosso inaugura no próximo dia 9 de dezembro o segundo laboratório de umidade de grãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I), sendo que o único que atuava até agora era o LADEC de Cascavel, do IPEM-PR.

A iniciativa do Ipem-MT teve a parceria da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso (Aprosoja-MT), Loc Solution e da empresa fabricante de medidores de umidade de grãos, Motomco.

Celso Claser ministrou aulas teóricas e práticas para os 10 funcionários do Ipem-MT e outros dois da Aprosoja. Também realizaram visitas às cooperativas da região de Cuiabá. Segundo Claser “verificamos os equipamentos conforme as normas estabelecidas pelo Inmetro, Portaria 402/2013 e NIE 125/2017, verificando se estavam devidamente calibrados para fazer a leitura dos grãos. Além disso, o instrumento deve ser de modelo aprovado pelo Inmetro e passar pela verificação inicial, e depois periódica, realizada pelos Ipems da Rede e Metrologia do Inmetro”, explicou.

O presidente do Ipem-MT, Bento Gomes Bezerra, esteve no Ipem do Paraná entre os dias 27 e 28 de janeiro desse ano, em visita ao Laboratório de Cascavel, e também na Regional de Maringá, onde observou a unidade que realiza a verificação de caminhão tanque rodoviário.

Para Bezerra essa implantação do laboratório vem ao encontro da demandas dos produtores rurais, cooperativas, tradings, cerealistas e armazenadores. “Com o Laboratório verificador de instrumentos que fazem a verificação da umidade dos grãos, o Estado do Mato Grosso passa a ter mais segurança nas operações e transações comerciais para vários tipos de grãos, como soja, milho, e outros, pois nosso estado é um grande produtor de grãos no país. O Ipem-MT passa a fazer parte importante nesse processo para melhoria desse setor, garantindo qualidade ao produto”, ressaltou o presidente do Ipem-MT.

Assim como hoje acontece no Paraná, os agentes do Mato Grosso, a partir de julho de 2021, vão fiscalizar os aparelhos que medem a umidade dos grãos utilizados para transações comerciais. Até lá a atuação será para orientação de vendedores e compradores de grãos.

A participação do engenheiro Celso Claser, da Regional de Cascavel, foi destacada em matéria da Assessoria de Comunicação do Ipem-MT, que pode ser acessada pelo link: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/274140-tecnicos-do-ipem-mt-recebem-treinamento-para-atuar-em-laboratorio-de-umidade-de-graos.html#.X7vweVBv-Un