IPEM PR fiscaliza sistemas de aquecimento solar que têm Certificação obrigatória pelo INMETRO 14/11/2018 - 14:32

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná fiscalizou sistemas de aquecimento solar de água, entre os dias cinco e nove de novembro. Foram 50 itens fiscalizados, em sete estabelecimentos que comercializam o produto, com a reprovação de apenas um dos componentes.

Segundo o gerente de fiscalização do IPEM PR, Roberto Tamari, a equipe realizou 14 ações fiscalizatórias, em coletores solares, reservatórios térmicos fechados para aquecimento solar e sistemas acoplados a equipamento solar para aquecimento de água. Este último foi o único que teve uma reprovação.

O gerente Tamari explicou que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO obriga a certificação dos produtos para sistemas de aquecimento solar de água em todo Brasil, através da Portaria 352, publicada no dia 10 de dezembro de 2017.

Segundo o INMETRO, está proibida a fabricação, importação ou comercialização de coletores solares e reservatórios térmicos solares até 1.000 litros, sem a certificação e o número de registro de objeto no site do INMETRO.

As fábricas que estiverem irregulares, podem ser autuadas e lacradas enquanto não se adequarem à norma. O Programa de Certificação de Coletores Solares e Reservatórios Térmicos do INMETRO foi adiado por diversas vezes para que as empresas pudessem se adequar.

Os consumidores, ao adquirirem este tipo de equipamento, devem exigir a etiqueta com a Certificação do INMETRO. Caso não encontrem, devem fazer uma denúncia junto à Ouvidoria do IPEM PR por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do IPEM PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

O que é a Certificação – O INMETRO faz ensaios com os produtos e auditoria nas fábricas onde são produzidos. Nesses testes são observados se os equipamentos apresentam bom desempenho, se foram produzidos de acordo com exigentes regras de mercado e das entidades regulamentadoras do governo. Assim é comprovado que o produto atende às recomendações das normas aplicáveis de segurança, eficiência energética ou meio ambiente.

GALERIA DE IMAGENS