IPEM-PR fiscaliza produtos e balanças em açougues e casas de carnes em Maringá 12/09/2019 - 08:08

Açougues e casas de carnes de Maringá foram alvos da fiscalização conjunta do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, PROCON e Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias dois e seis de setembro. O IPEM-PR fiscalizou os produtos pré-embalados e as balanças utilizadas nesses estabelecimentos comerciais.

Segundo o gerente da Regional de Maringá do IPEM-PR, Michel Ravazi, foram realizadas 22 visitas no comércio da cidade, com a autuação de 25 produtos pré-embalados (pesados e medidos longe das vistas do consumidor) que estavam com as indicações fora das normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, no que diz respeito ao quantitativo e/ou as indicações formais do produto.

O gerente Michel Ravazi disse ainda que os fiscais também realizaram a verificação de 26 balanças utilizadas no comércio, e que “nenhuma delas apresentou erros acima do tolerado, o que garante tranquilidade na relação de consumo nesses estabelecimentos”, explicou.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar sua defesa ao IPEM-PR. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

As ações do PROCON e da Vigilância Sanitária podem ser consultadas nos sites das entidades públicas.

Balanças – as balanças utilizadas na atividade econômica devem ser verificadas e certificadas no Estado pelo IPEM-PR, que executa todos os serviços de competência do INMETRO no Paraná. O Instituto certifica se o funcionamento da balança está seguro e não contém alterações, identificando-as com a marca de aprovação, e sua validade. As balanças precisam ser verificadas anualmente, segundo Regulamento do INMETRO.

OUVIDORIA DO IPEM-PR - O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, e relatar o seu caso.