IPEM-PR e Procon de Maringá fiscalizam balanças no comércio 12/11/2020 - 13:09

A equipe da Regional de Maringá  do Instituto de Pesos e Medidas participou ontem (11) da operação comandada pelo Procon daquela cidade para fiscalizar balanças utilizadas por um estabelecimento comercial, que foi alvo de denúncia junto ao órgão estadual de defesa do consumidor.

O gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, deslocou a equipe que realiza a fiscalização de balanças para análise dos instrumentos. “Ao chegar no estabelecimento comercial, após a verificação dos instrumentos, ficou constatado que as balanças estavam fazendo a leitura corretamente, com diferença a favor do consumidor”, esclareceu o gerente..

Segundo Michel, os técnicos do IPEM-PR fizeram o procedimento segundo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, com emissão do laudo que aprovou a balança utilizada naquele local.

Para o presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, “a ação conjunta dos entes públicos estaduais reforça a atuação do Governo em defesa do consumidor. Mas não é só isso, a fiscalização de instrumentos de medição colabora também com o comerciante, porque mantém o equilíbrio da relação comercial entre consumidor e empresa, para que haja mais justeza nessa relação”, disse o presidente.

O gerente da Regional de Maringá alerta que as balanças utilizadas no comércio em geral devem ser de modelo aprovado pelo Inmetro. O conserto e a manutenção desses instrumentos de pesagem devem ser realizados por oficinas permissionárias autorizadas pelo IPEM-PR. A lista dessas empresas está disponível no site do Inmetro (https://servicos.rbmlq.gov.br/oficina?uf=PR).

As balanças nos estabelecimentos comerciais, utilizadas para vendas ao consumidor, precisam estar em local iluminado, em plataforma sólida, nivelada, sem calço e obrigatoriamente zerada e possibilitar livre acesso ao consumidor, de modo que este possa acompanhar as pesagens.

Balanças – As balanças utilizadas na atividade econômica devem ser verificadas e certificadas no Estado pelo IPEM-PR, que executa todos os serviços de competência do INMETRO no Paraná. O Instituto certifica se o funcionamento da balança está seguro e não contém alterações, identificando-as com a marca de aprovação, e sua validade. As balanças precisam ser verificadas anualmente, segundo Regulamento do INMETRO.

OUVIDORIA DO IPEM-PR - O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, e relatar o seu caso.