GEFIS ministra treinamento em microhmímetro para equipe do IMETRO/SC 24/03/2022 - 11:20

A equipe da Gerência de Fiscalização do IPEM-PR, comandada pelo gerente Roberto Tamari, realizou treinamento para utilização de microhmímetro, com a participação dos técnicos do IMETRO de Santa Catarina, para capacitação e uniformização de procedimentos de fiscalização der fios e cabos elétricos, e procedimentos administrativos.

A capacitação dos técnicos foi a pedido da Diretoria de Fiscalização da Qualidade do órgão delegado do INMETRO em Santa Catarina. Participaram da atividade Leandro Comin e Rosângela Menegaz Marcílio.

O treinamento teve início no dia 21, na sede do IPEM-PR, em Curitiba, além da atividade de campo, quando os agentes receberam informações da atividade prática, realizada em pontos de venda e indústrias que fabricam fios e cabos elétricos. O treinamento encerra hoje (24).

Segundo o gerente de Fiscalização do IPEM-PR, Roberto Tamari, os fios e cabos elétricos devem atender os requisitos constantes nos regulamentos técnicos estabelecidos pelo INMETRO e normas referenciadas na regulamentação do Inmetro. A instalação elétrica de imóveis, sejam residenciais ou comerciais, precisa ser realizada com materiais confiáveis, para isso o Selo do INMETRO é item obrigatório.

Microhmímetro – O microhmímetro é um instrumento que possibilita a verificação da resistência elétrica dos fios e cabos elétricos, que devem estar em conformidade com as referências normativas, para que sejam utilizadas de forma segura, sem provocar acidentes, como incêndios provocados pela fiação fora do padrão necessário para a instalação elétrica.

O IPEM-PR também conta com Laboratório para a verificação das irregularidades de fios e cabos elétricos, na Gerência de Calibração e Ensaios, sob o comando do gerente Carlos Alexandre Brero de Campos.

O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em fios e cabos elétricos, pode informar à Ouvidoria do IPEM-PR, pelo e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br , ou pelo site do IPEM-PR www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”; ou pelo telefone 0800 645 0102.

GALERIA DE IMAGENS