Fiscalização de cronotacógrafos pela Regional de Guarapuava acontece em Mariópolis 12/11/2018 - 16:30

A equipe da Regional do IPEM PR em Guarapuava fiscalizou 166 cronotacógrafos entre os dias 31 e primeiro de novembro, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual no município de Mariópolis, quando foram reprovados 16 instrumentos. A ação foi comandada pelo gerente da Regional Nael dos Anjos.

Segundo o gerente da Regional de Guarapuava, o cronotacógrafo representa a “caixa-preta” do veículo, onde ficam registrados dados como a velocidade, tempo de condução e parada, entre outros. “Os cronotacógrafos devem ser verificados a cada dois anos, ou quando sofrer alguma manutenção. Essa exigência é feita pelo Inmetro e pelo Códio de Trânsito Brasileiro, portanto, se o instrumento não estiver regularizado, o proprietário do veículo recebe uma multa pela falta do Certificado”, explicou Nael dos Anjos.

Inicialmente, a fiscalização deveria ocorrer no Posto Policial de Francisco Beltrão, contudo, segundo o gerente Nael, em função das fortes chuvas na região, a equipe foi deslocada para Mariópolis, onde o Posto Policial conta com área coberta para a realização do trabalho.

Cronotacógrafo - O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h.

Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica realizada por postos autorizados pelo Inmetro. Depois de instalado no veículo, o cronotacógrafo precisa passar por verificação metrológica a cada dois anos, ou sempre que sofrer reparo ou manutenção.

O instrumento contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Também conhecido como “tacógrafo”, indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

Ouvidoria IPEM PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.