Fiscais da Regional de Cascavel fiscalizam cronotacógrafos 15/10/2018 - 14:26

Fiscais da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Cascavel, entre os dias 9 e 10 de outubro, inspecionaram cronotacógrafos em veículos de transporte de carga que trafegavam na Rua Jorge Lacerda, na saída da cidade em direção à Toledo. Foram fiscalizados 186 veículos, com 49 autuações por irregularidades no instrumento.

O instrumento tem seu uso obrigatório em veículos de transporte escolar ou de passageiros com mais de 10 lugares; de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg; transporte de produtos perigosos e tratores de roda, esteira ou misto que desenvolvam velocidade acima de 60 km/h. Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica realizada por postos autorizados pelo Inmetro no Estado. O cronotacógrafo, também conhecido como “tacógrafo”, indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida.

O Ipem-PR vem intensificando a fiscalização nas rodovias e também dentro das cidades. “Na maioria dos acidentes envolvendo caminhões e ônibus, por exemplo, as causas estão relacionadas ao comportamento humano. Diante disso, ter o tacógrafo certificado garante ao condutor, ao proprietário e aos agentes de trânsito dados precisos e confiáveis sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempo de parada e velocidade desenvolvida. Daí a importância de intensificarmos a fiscalização desse instrumento, que é uma espécie de ‘caixa preta’ do veículo”, explicou o gerente da Regional de Cascavel Francisco Bessa.

O Ipem-PR orienta os proprietários dos veículos em situação irregular a submeter os instrumentos à verificação metrológica obrigatória, a fim de garantirem o cumprimento da legislação e evitarem penalidades.

OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.