Etiquetas Nacionais de Conservação de Energia (ENCE) do Inmetro passam a ter QR CODE 23/05/2022 - 15:37

Neste ano de 2022, passarão a valer as novas etiquetas para refrigeradores (a partir de 30 de junho) e condicionadores de ar (31 de dezembro). As etiquetas foram recentemente revisadas pelo Inmetro para incorporar uma série de melhorias. “Esses aperfeiçoamentos permitirão que o consumidor paute sua decisão de compra com base em informações mais qualificadas sobre a eficiência energética dos aparelhos - devendo, claro, sempre que possível, priorizar os produtos com menor consumo de energia”, assinala Danielle Assafin, analista do Inmetro responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (OBE) de refrigeradores e ar-condicionados .

No âmbito das melhorias realizadas nas etiquetas, merece destaque a introdução do campo de QR Code nessas etiquetas, o que sinaliza o direcionamento do Inmetro para repensar seus processos e regulamentos à luz das soluções tecnológicas disponíveis no mercado.

Usando o QR Code, a pessoa é direcionada para o site de busca de Registros de Objetos do Instituto (http://registro.inmetro.gov.br/consulta/), permitindo que o próprio consumidor ou mesmo fiscal da rede delegada pelo Inmetro verifique se o registro específico está válido. “Estamos trabalhando na ampliação da utilização da ferramenta, para que se torne mais robusta em termos de informações”, adianta Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e estudos Técnicos Científicos (Divet) do Inmetro.

Novas utilizações

No momento, o Inmetro conduz projetos para discutir novos usos do QR Code na ENCE, mantendo essas discussões com outros países do Mercosul, no âmbito da cooperação com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB, Instituto de Metrologia da Alemanha). Estão sendo avaliados novos caminhos que podem ser conduzidos pela ferramenta digital, como vídeos explicativos sobre a etiqueta e sua classificação, calculadora dos ganhos financeiros com produtos mais eficientes, tabela para comparação da eficiência dos produtos etiquetados com a mesma classificação, entre outros. “Com isso, esperamos associar uma plataforma de informações e serviços que orientarão os consumidores, lojistas e fiscais”, assinala Hércules Souza.

Fonte: Site do Inmetro - https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/etiquetas-nacionais-de-conservacao-de-energia-ence-do-inmetro-passam-a-ter-qr-code

GALERIA DE IMAGENS