Etiqueta de eficiência energética para refrigeradores terá QR Code a partir de julho 28/06/2022 - 14:22

A partir de 1º de julho deste ano, todas as geladeiras que chegarem ao comércio brasileiro, fabricadas no Brasil ou importadas, deverão apresentar a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica (ENCE) do Inmetro. O IPEM-PR, como órgão delegado do Inmetro no Paraná, vai fiscalizar a presença da nova etiqueta nas revendas e fabricantes deste eletrodoméstico.

Além das subclasses indicando a diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes, a nova etiqueta chega ao mercado com a introdução de um QR Code que remete o consumidor ao status do registro do refrigerador – ativo, inativo, suspenso ou cancelado.

“O QR code vem pra ficar. Se tornará uma ferramenta cada vez mais importante nessa interação do consumidor com a etiqueta, dando a ele uma série de informações que podem ajudá-lo na decisão de compra daquele equipamento, eficiente energeticamente e obviamente mais barato em termos de consumo”, enfatiza Hércules Souza, chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos Científicos (Divet) do Inmetro, adiantando que a área está trabalhando na ampliação da utilização da ferramenta, para que se torne mais robusta em termos de informações.

A nova etiqueta para geladeiras introduz as subclasses A+++, A++ e A+ para classificar os modelos que consomem, respectivamente, menos 30%, 20% e 10% de energia do que o tradicional “A”. Com isso, o Inmetro pretende destacar para o consumidor qual o produto que realmente gasta menos energia e incentivar que a indústria adote novas tecnologias em seus produtos para que se tornem mais eficientes.

No mercado

Atualmente, já é possível encontrar no mercado produtos com a nova etiqueta, pois os fornecedores não precisaram esperar o prazo de 30 de junho para começar a usá-la e, com isso, naturalmente, aqueles que produziam geladeiras de maior eficiência se adiantaram na adequação. O Inmetro também nota um movimento entre os fabricantes nacionais, incentivados pela nova etiqueta, para o desenvolvimento de produtos de maior eficiência, o que certamente beneficiará os consumidores.

Importante esclarecer que o consumidor ainda poderá encontrar modelos no varejo com a etiqueta antiga, desde que tenham sido fabricados antes de 30 de junho de 2022. “O varejo terá até 30 de junho de 2023 para comercializar os produtos com a etiqueta antiga, mas esperamos que o mercado esteja 100% na nova etiqueta antes disso”, ressalta Danielle Assafin, analista do Inmetro responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) de refrigeradores.

Atualização do programa

O PBE para refrigeradores foi atualizado em 2021, por meio da Portaria nº 332, que estabeleceu as novas regras para a classificação da eficiência energética dos produtos, por meio da adoção de subclasses para que o consumidor possa identificar quais os modelos de fato mais eficientes dentro da classe A. A revisão da etiqueta também já determinou outras duas reclassificações, uma em 2025 e outro em 2030, em que o rigor para a classificação da eficiência energética vai aumentando gradativamente.

O Inmetro utilizou três cenários para calcular os benefícios do aperfeiçoamento do PBE para o consumidor. No cenário provável, no qual metade dos produtos vendidos já estejam na classe de topo assim que os prazos para as fases tiverem terminado, haverá uma economia de 43,15 Terawatt-hora (TWh), o equivalente a 54% da geração de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu em 2020; 30 dias de consumo no Brasil todo ou R$ 32,25 bilhões economizados na conta de luz.

Tags: avaliação da conformidadeeficiência energéticatransformação digital

Fonte: Inmetro - https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/etiqueta-de-eficiencia-energetica-para-refrigeradores-tera-qr-code-a-partir-de-julho

GALERIA DE IMAGENS