Equipe do Imetro-SC passa por treinamento no Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos do IPEM-PR 29/11/2021 - 16:34

A equipe do Instituto de Metrologia de Santa Catarina – Imetro-SC, do Escritório Regional de Chapecó, participou do treinamento, entre os dias 17 e 18 de novembro, ministrado pelo supervisor de Laboratório Celso Claser, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR, Regional de Cascavel, que está sob o comando do gerente Francisco Irandyakist de Negreiros Bessa.

A equipe de Santa Catarina escolheu o Paraná porque o IPEM-PR foi o primeiro Órgão Delegado do Inmetro a instalar um Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade Grãos, inaugurado em 2002, e vem colaborando com treinamentos das equipes de outros estados que instalaram laboratórios recentemente.

O Imetro de Santa Catarina deve inaugurar ainda este ano a nova sede em Chapecó, onde vai instalar um Laboratório para Verificação de Medidores de Umidade de Grãos. Chapecó foi escolhida para instalação deste Laboratório porque é a principal região produtora de grãos daquele Estado, o que deve colaborar com o desenvolvimento do agronegócio, mantendo relações comerciais mais justas, segundo disse o presidente do Imetro, Rudinei Luis Floriano, em entrevistas às emissoras de televisão locais.

No primeiro dia a equipe visitou as instalações do Laboratório de Cascavel, com equipamentos como determinadores, balanças, homogeneizador, dissecadores, incubadora, entre outros, com a descrição da função de cada um desses instrumentos.

Em seguida, aprenderam como se faz a preparação de uma amostra para a leitura da umidade, com anotações em planilha eletrônica, e a realização do Teste Padrão de Estufa, que apresenta a quantidade real de umidade da amostra, e por fim a determinação do Fator de Correção de cada Determinador.

Foram utilizados grãos como soja, milho e trigo com Umidade e Fator de Correção conhecidos, quando foi realizada simulação de como fazer/realizar a atividade de Verificação em campo, com ajuda de dois determinadores do próprio laboratório, elegendo um Determinador de Referência e o outro como o Determinador de um Cliente. Momento em que foi apresentado o Laudo de Verificação (planilha eletrônica) que é utilizado nesse processo de verificação, que agiliza e facilita os cálculos.

No dia seguinte, após 24 horas da colocação dos grãos na estufa, realizaram a segunda pesagem com os grãos secos e anotações na planilha eletrônica. Depois disso, foi realizada mesa redonda para tirar dúvidas que ainda restaram. Celso Claser ainda repassou aos integrantes da equipe do Imetro-SC suas experiências no trabalho de campo e do processo de verificação, com o fornecimento das planilhas eletrônicas e laudos, que foram desenvolvidos pelo LACAS para os trabalhos em laboratório e de campo.

Fizeram parte da equipe  do Imetro-SC: Bruna Gabriela Maciel, técnica de fiscalização; João Sattile, metrologista; e Angelo Siqueira, administrador.