Equipe da Regional de Cascavel, em reunião com a Associação Paranaense dos Supermercados, fala de produtos pré-medidos 24/07/2017 - 16:13

A equipe da Regional de Cascavel do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná participou de encontro de supermercadistas da Região Oeste, no último dia 14 de julho, para discutir a legislação que regulamenta os produtos pré-medidos, que fazem parte das fiscalizações do Ipem-PR durante todo o ano.
A funcionária Jéssica Rosa Perkhun, lotada no setor de Pré-Medidos da Regional de Cascavel, conversou com representantes da Associação Paranaense dos Supermercados – APRAS, em especial sobre as portarias do Inmetro de números 19/97, 157/02 e 153/08. E também sobre a atividade do Instituto de modo geral.
O gerente da Regional de Cascavel, Francisco de Negreiros Bessa, disse que “esse tipo de relacionamento deve ser mantido em todos os setores, pois essa parceria acaba trazendo maior segurança nas relações entre prestadores de serviços e os consumidores, porque o estabelecimento comercial também atua na fiscalização ao atendimento da legislação pertinente ao setor, pois trata diretamente com os fornecedores. Além disso, muitos produtos são embalados no próprio supermercado, e tem normas que devem ser atendidas. Assim, neste caso, a informação é um parceiro importante nessa relação!”, finalizou Bessa.
Segundo o gerente de Cascavel, os representantes supermercadistas ficaram satisfeitos com a palestra, pois garantem que com estas definições vão poder atender melhor ao que a legislação do Inmetro exige, evitando novas multas pelo não cumprimento das mesmas.

Produtos pré-medidos - Os produtos pré-medidos têm regras claras que devem ser seguidas pelo fabricante e também pelos mercados que embalam produtos em suas lojas.
Os produtos pré-medidos tem definição legal através da portaria do Inmetro de nº 157/02, onde diz que “é todo produto embalado e medido sem a presença do consumidor e em condições de comercialização”. A norma ainda define outros itens e como deve ser a indicação na embalagem destes produtos, além de indicar o peso da embalagem utilizada no produto em comercialização. As demais portarias citadas também falam dos produtos pré-medidos.

Ouvidoria do Ipem-PR- Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Palestra na Associação dos Supermercados do Paraná

• Palestra Regional de Cascavel