Equipe da Controladoria Geral do Estado se reúne com agentes do IPEM-PR 18/02/2022 - 15:38

O diretor Administrativo Financeiro do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Ivo Lima, recebeu ontem (18) a equipe da Controladoria Geral do Estado para falar sobre o Programa de Integridade e Compliance,  uma das principais estratégias do Governo do Estado para prevenir corrupção e condutas indevidas, com o objetivo de implantar nova cultura no serviço público.

Segundo o diretor Administrativo Financeiro do IPEM-PR, Ivo Lima, o Instituto já aderiu a este programa estadual desde agosto do ano passado. Para o diretor, essa participação do IPEM-PR neste programa de Governo garante que o cumprimento da missão do Estado e dos objetivos gerais, que devem ser exercidos de forma organizada, ética, econômica e efetiva, buscando melhorias e aperfeiçoamento na gestão de cada ente público, seja da administração direta ou indireta.

A equipe da CGE estava composta pelo diretor de Auditoria, Controle e Gestão, Gilberto Antônio de Souza Filho; o coordenador de Integridade Compliance, Paulo Aguiar Palacios; o coordenador de Controle Interno, Wesley Leandro de Paula; e Bem Hur Juvencio Bueno, agente da CCI.

Também fizeram parte da reunião, da equipe do IPEM-PR, Silvio Espinosa, agente Compliance e Corregedor; Anderson de Castro, agente de Controle Interno,; e José Carpes, gerente Administrativo.

Particularidades - O agente de Compliance do IPEM-PR, Silvio Espinosa, destacou que o Instituto é uma autarquia estadual, mas, por força de convênio com o Inmetro, recebe a delegação técnica/financeira do ente federal, possuindo algumas particularidades que o diferencia dos demais órgãos do Estado.

Sendo assim, explicou o agente de Controle Interno, Anderson Castro, a CGE vem avaliando de forma a mitigar riscos no que se refere à prestação de serviços à sociedade, bem como melhoramento de processos, motivo da reunião com a CGE, finalizou o agente.

O IPEM-PR, disse o agente de Compliance Espinosa, que o IPEM-PR também participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, e já recebeu autorização do Tribunal de Contas da União o uso da marca de participante, fornecida automaticamente pelo sistema e-Prevenção, após a conclusão da autoavaliação de aderência às boas práticas de prevenção e combate à fraude e corrupção.

GALERIA DE IMAGENS