Encontro com permissionárias de tacógrafos na Regional de Maringá 27/06/2017 - 16:44

A equipe da Regional de Maringá do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná promoveu encontro, ontem, com os Postos Autorizados de Cronotacógrafos, pertencentes aos municípios que fazem parte da área de atuação da REMAR.
Segundo o gerente da Regional de Maringá do Ipem-PR, Michel Ângelo Ravazi Tavares, “esse encontro serve para que os permissionários possam dirimir dúvidas referentes aos ensaios e procedimentos administrativos, pertinentes à atividade”.
Participaram do evento representantes de sete postos, entre eles da empresa Rocão, Fim da Picada, Bononi, Truckvel, MDO Tacógrafos, LH Tacógrafos, e Inova Truck. A receptividade dos representantes das empresas foi grande, sendo que elogiaram a iniciativa do Ipem-PR, e pediram que o Instituto dê continuidade a esses encontros, de forma periódica, ou, pelo menos, uma vez ao ano.

Cronotacógrafos - Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo. O disco registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. Estas informações são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.
O disco diagrama deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias, de acordo com os modelos aprovados e descritos na portaria Inmetro/Dimel. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por 7 discos interligados.
Em sua parte central, há espaço apropriado para o nome do condutor, local, data de início e fim do percurso, identificação do veículo, início e fim da indicação do hodômetro e número da portaria de aprovação de modelo do disco ou fita diagrama. Devem constar ainda outros dados, como marca ou nome do fabricante, velocidade máxima de registro, código de aprovação de modelo e números das portarias de cronotacógrafos.
OUVIDORIA DO IPEM-PR - Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Reunião Regional Maringá

• Encontro Regional de Maringá