Diretoria inspeciona trabalho no Posto de Verificação de Caminhão-Tanque no Atuba 12/05/2021 - 14:01

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Rogério Moletta Nascimento, e o diretor de Metrologia e Qualidade, Shiniti Honda, estiveram ontem (11) inspecionando o trabalho realizado do Posto de Verificação de Caminhão-Tanque Rodoviário do Atuba, em Curitiba, que está sob o comando do chefe da Divisão de de Volume 1, o metrologista Valdir Pereira Júnior.

A verificação de caminhões-tanques rodoviários, que transportam combustíveis líquidos, é de grande importância para a economia do Estado, explica o presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, pois com a Certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) esse serviço essencial prestado por transportadores, que movimenta a economia do Estado, ganha confiabilidade e eficiência, garantindo que a quantidade de líquido adquirida é a mesma que o comerciante recebe no posto para atendimento ao consumidor.

O IPEM-PR verifica o volume dos tanques que transportam líquidos comercializados, como é o caso dos combustíveis líquidos, sendo que essa verificação é realizada a cada dois anos e tem caráter compulsório. O objetivo é verificar se os volumes dos tanques estão dentro da tolerância estabelecida pela legislação, Portaria do Inmetro nº 208/2016.

No ano de 2020, o IPEM-PR realizou 16.384 ensaios em veículos rodoviários que transportam combustíveis líquidos, sendo que cada veículo pode ter mais de um compartimento para transportar gasolina, óleo diesel e álcool. Em 2021, já foram realizados 8.213 ensaios. Esses números abragem os postos de verificação de caminhão-tanque rodoviário de Curitiba (Atuba), e Regionais de Cascavel e Maringá.

A verificação volumétrica - Ao comprar um determinado volume em litros de combustíveis das refinarias, o proprietário do posto recebe a  mercadoria baseado na quantidade de litros contida no tanque do caminhão.

Para conhecer a capacidade volumétrica do tanque somente é possível através do Certificado de Verificação Volumétrica, emitido pelos postos de verificação de tanques (VT) do IPEM-PR. No Paraná são três postos que realizam esse serviço, na sede em Curitiba, no bairro Atuba, na Regional de Cascavel e na Regional de Maringá.

Para a Certificação Volumétrica, os metrologistas conferem a capacidade do tanque enchendo com água os compartimentos existentes no caminhão. O volume de água colocado no tanque é medido por um medidor volumétrico calibrado. Uma vez determinado o volume de cada compartimento, uma referência é fixada, marcando até onde o tanque precisa ser enchido para conter o volume correto.

A Certificação é compulsória e deve ser realizada a cada dois anos, e após qualquer tipo de reparo no tanque utilizado para transporte de combustível líquido.