Diretor-Geral do Instituto de Metrologia de Minas Gerais visita o Ipem do Paraná 08/02/2017 - 16:33

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Oliveira Filho, recebeu hoje (08) o diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais, Fernando Sette, que estava acompanhado da gerente da Regional de Varginha-MG Karina Scatolino, e do diretor de Qualidade Geovane Mendes.
Segundo o presidente Oliveira Filho, “os profissionais de Minas Gerais vieram conhecer o Ipem do Paraná porque temos aqui, no Estado, algumas inovações que podem servir de exemplo para os outros órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro”.
Os visitantes escolheram o Ipem do Paraná para obter informações a respeito do Laboratório para Verificação dos Determinadores de Umidade de Grãos, pioneiro no país, implantado em 2001, cujos padrões hoje estão sendo implementados através de normas do Inmetro, que passam por ajustes para melhor efetividade do controle metrológico legal desses instrumentos de medição. O Inmetro tomou como base para regulamentação o Laboratório do Paraná, instalado na Regional de Cascavel.
Os mineiros também demonstraram interesse pelo projeto de uma maleta utilizada para o transporte e proteção dos pesos usadas em verificações, e as marcas de selagem e ferramentas para aplicação nas balanças, que se mostram eficientes na proteção e conservação destes equipamentos. Essa maleta é um projeto desenvolvido pelos técnicos do Ipem do Paraná, que fazem parte da Gerência de Calibração e Ensaios, comandada por Carlos Alexandre Campos.
O Laboratório Têxtil de Londrina foi outro ponto de interesse da equipe do Instituto de Minas Gerais. O Laboratório Têxtil de Londrina é acreditado pelo Inmetro e realiza ensaios Físicos Químicos em produtos Têxteis para todos os estados do Brasil, sendo um dos poucos do setor público que executam esta tarefa no país.
A equipe de visitantes mineira, após o encontro com o presidente Oliveira Filho, seguiu viagem para Londrina e Cascavel, acompanhados do diretor Técnico do Ipem Paraná, Shiniti Honda. Também esteve presente, durante a visita em Curitiba, o chefe de Gabinete do Ipem-PR, Delmo Almeida Filho.

Oliveira Filho recebe a visita do diretor-geral do Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais

Maleta utilizada para o transporte e proteção dos pesos
Maleta

• Mineiros visitam Ipem do Paraná