Dias dos Pais, compra de presente deve seguir alguns cuidados 06/08/2021 - 14:48

O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo, oito de agosto. Os filhos e filhas vão às compras no comércio em geral em busca de presentes, como roupas, perfumes, cosméticos, aparelhos eletrônicos, e alimentos. Mas é preciso ficar atento, e seguir algumas dicas do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR para uma compra mais segura.

Se a escolha do presente para o Dia dos Pais for uma roupa, é preciso observar a etiqueta que acompanha o produto. A etiqueta têxtil deve trazer informações (sempre em português) sobre o produto, como dados do fabricante ou importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, indicação do tamanho e os cuidados para conservação do produto.

O cuidado na indicação da composição têxtil é importante porque algumas pessoas têm alergias a determinados tecidos. Sendo essa uma questão de saúde pública e muito importante para não provocar problemas maiores e mais sérios. Para a composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de filamentos e fibras utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, fibra de origem natural ou filamento de origem  sintética, por exemplo).

Se a escolha do presente for um eletrodoméstico, como barbeadores elétricos ou máquinas de corte de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos, é preciso observar se o produto ostenta o Selo de Identificação do Inmetro, tanto no produto como na embalagem. É o Selo que indica que a mercadoria foi avaliada pelo Inmetro quanto à segurança, evitando o risco de choques elétricos, inflamabilidade, elevação de temperatura interna do produto, resistência mecânica, acesso das partes internas a água e poeira, resistência de parafusos e conexões e resistência do cordão de alimentação, entre outros itens.

Caso o presente seja um perfume, kit pós barba, cremes de barbear, entre outros, devem observar a indicação na embalagem do peso do produto, sem considerar o peso da embalagem, ou a quantidade, que deve corresponder ao que está indicado no rótulo.

Tão importante quanto escolher o presente para o Dia dos Pais, o IPEM-PR indica que seja adquirido em estabelecimentos comerciais que forneçam a nota fiscal, pois em caso de troca ou algum problema no produto, esta será a garantia do consumidor.

No caso de acidentes de consumo, a nota fiscal também faz diferença, mas além disso, caso venha acontecer, é muito importante que o consumidor relate o caso junto ao site do IPEM-PR, no link “SERVIÇOS PARA VOCÊ – Relatar ao Inmetro acidentes de consumo com produto ou serviço”, ou pelo link do site do INMETRO - https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/acidentes-de-consumo/relate-seu-acidente-de-consumo-no-sinmac.

GALERIA DE IMAGENS