Cooperação técnica entre IPEM PR e a Superintendência do Inmetro em Goiás para treinamento de servidores 23/11/2018 - 14:15

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná promoveu ação de cooperação técnica com a Superintendência do Inmetro do Estado de Goiás – SURGO, realizando treinamento para os servidores das cidades de Goiânia, Brasília e Anápolis, naquele Estado. As ações foram ministradas pelo supervisor Metrológico do IPEM PR, Juarez Ghelfi Júnior, entre os dias cinco e 14 de novembro.

A primeira parte do treinamento foi realizada atualização técnica para fiscalização em bombas medidoras de combustíveis líquidos, em função da entrada em vigor da Portaria do Inmetro nº 559/2016. Durante a segunda etapa foi realizada atualização técnica para fiscalização em INPA (balanças).

Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do IPEM PR, Shiniti Honda, um dos responsáveis pela iniciativa de cooperação técnica, “o objetivo dessas ações é disseminar conhecimentos técnicos e alinhar os procedimentos de acordo com as respectivas normas estabelecidas pelo Inmetro”.

Para o superintendente do Inmetro em Goiás, André Luiz Abrão, “essa cooperação técnica é de grande importância”, agradecendo o suporte prestado pelo IPEM do Paraná, citando o presidente Emerson Rosetti e o diretor Shiniti Honda. O evento contou com a participação do coordenador técnico da SURGO, Bruno Gregorio Menita.

Para o supervisor Metrológico, Juarez Ghelfi Júnior, “os objetivos foram alcançados totalmente, pois, além da parte teórica, foi possível executar atividades em campo também”, disse Ghelfi. Como parte do treinamento, foram realizadas ações de verificação e fiscalização, com a participação dos servidores da Superintendência do Inmetro em Goiás, que atuam na metrologia legal.

Esta foi a terceira vez que o IPEM do Paraná colabora com treinamento dos servidores da SURGO, sendo que na primeira oportunidade participaram técnicos que atuam nas verificações de grande porte. Na segunda oportunidade, tiveram a participação do setor de autorização de permissionárias, e nesta última etapa, para fiscalização e verificação de bombas medidoras de combustíveis líquidos e fiscalização de balanças.

Reunião Técnica em Londrina e Guarapuava – O supervisor Metrológico do IPEM PR, Juarez Ghelfi Júnior, realizou, entre os dias 23 e 26 de outubro em Londrina, e entre os dias 15 e 19 de outubro, reuniões técnicas com as permissionárias de INPA. O supervisor repassou aos técnicos das empresas as normas e portarias do Inmetro, referentes aos instrumentos e procedimentos técnicos.

Segundo Juarez, “tendo em vista a mudança de alguns pontos da legislação, estas reuniões qualificam as permissionárias, responsáveis pela manutenção e reparos de instrumentos”.

Para o gerente da Regional de Londrina, Marcelo Trautwein, “reuniões como essas precisam ser realizadas pelo menos uma vez por ano. Além disso, as permissionárias ficaram satisfeitas por participar desse tipo de evento”, concluiu o gerente, que foi acompanhado pelo gerente da Regional de Guarapuava, Nael dos Anjos.

Para o diretor de Metrologia e Qualidade do IPEM PR, Shiniti Honda, “a mudança do regulamento do Inmetro, referente às bombas medidoras de combustíveis, exige que sejam feitas atualizações técnicas, pois é imprescindível que todos os responsáveis pelo controle metrológico possuam o correto entendimento do regulamento para a sua devida aplicação”, finalizou.