Consumo de peixe aumenta nesse período e IPEM-PR alerta consumidores 29/03/2022 - 11:33

Nesse período que antecede a Páscoa, conhecido como Quaresma para algumas religiões, o consumo de pescados tem um aumento significativo. Assim, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) faz um alerta aos consumidores na hora da compra desses produtos, que podem ser adquiridos por quilo, previamente embalados ou pesados no momento da compra.

Ao comprar pescados, seja peixe fresco, bacalhau, frutos do mar ou de rios de água doce em geral, o consumidor precisa estar atento para o peso líquido do produto, que, no caso de pré-embalado, deve estar claro na embalagem. O peso da embalagem não pode fazer parte do peso do produto. No caso dos congelados, a camada de glaceamento, uma fina camada externa de gelo que serve de proteção, não pode compor o peso do produto.

Os pescados vendidos em feiras livres também devem cumprir essas regras, e ser pesado na presença do consumidor, que deve acompanhar a pesagem e ficar de olho na balança.

De olho na Balança - O IPEM-PR reforça que as balanças utilizadas no comércio, para qualquer atividade econômica, devem, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, em conformidade com a Portaria 236/94. As balanças também devem ser verificadas anualmente, ou depois de qualquer reparo no instrumento, pelo órgão delegado do INMETRO no Estado, que no Paraná é o IPEM-PR,.

A balança tem que estar num local nivelado, com superfície plana, sem calços, e que suporte o peso colocado. Também deve estar em local iluminado e de livre acesso ao consumidor, que deve verificar o selo de instrumento verificado do INMETRO. O uso de balanças comerciais de modelo não aprovado pelo INMETRO é proibido.

Ouvidoria - Em caso de dúvida ou para fazer denúncia, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou no telefone 0800 645 0102, ou através do site do IPEM-PR, no link “Ouvidoria”.

GALERIA DE IMAGENS