Conselho de Administração do Ipem-PR reúne secretário da SEAP, Seti, Fecomércio e Fiep 04/08/2021 - 14:32

Realizada ontem (03) a reunião do Conselho de Administração do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), de forma virtual, com a participação do secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, como presidente do Conselho, e do presidente do Ipem-PR Rogério Moletta Nascimento, como secretário Executivo.

Também participaram da reunião, fazendo parte do Conselho, o superintendente da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona; o representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Marcos Pupo; o representante da FECOMÉRCIO, Paulo Nauiack; os diretores do Ipem-PR, Laertes Coelho Netto e Shiniti Honda, e como representante dos funcionários do Instituto, José Carpes. Também participou o Diretor Geral da SEAP Elisandro Frigo.

O presidente do Ipem-PR, Rogério Moletta Nascimento, iniciou a reunião com a apresentação do relatório das atividades desenvolvidas pelo Instituto no Estado no ano de 2020 e 2021, até o dia 30 de junho, dando ênfase à estrutura laboratorial nas áreas de metrologia legal, metrologia científica e avaliação da conformidade na área de qualidade.

Em seguida apresentou a prestação de contas de 2019 junto ao Tribunal de Contas do Estado, cujo acórdão julgou regulares. Apresentou também aos membros do Conselho de Administração as demandas de cunho de gestão de recursos humanos que possibilitem, em havendo solução de continuidade, o restabelecimento das condições necessárias e eficazes nas áreas que o Ipem-PR atua por delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

Segundo o Secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, é preciso fortalecer as práticas de gestão, objetivando a melhoria contínua das atividades delegadas pelo Inmetro. O secretário fez um agradecimento especial  a todo corpo funcional efetivo, “que ao longo desses anos vem desenvolvendo seu trabalho com muita excelência”, disse o secretário Marcel Micheletto.

O secretário Micheletto recebeu antecipadamente, em mãos, o Relatório de Atividades do Ipem-PR, contendo informações das atividades e da estrutura do Instituto no Estado, composta pela sede em Curitiba, e as Regionais em Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava. O secretário se mostrou impressionado com a amplitude do trabalho desenvolvido pelo Ipem-PR, que vem atuando nas mais diversas áreas.

O superintendente da Seti, Aldo Bona, ao conhecer melhor o trabalho do Ipem-PR, ofereceu a infraestrutura das universidades para colaborar, como as parcerias que já foram implementadas, a exemplo do Laboratório Têxtil de Londrina - LALON e a Universidade Estadual de Londrina - UEL. O LALON conta com engenheiros têxteis com formação na Universidade Estadual de Maringá – UEM. Outra parceria é com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste junto ao Laboratório de Verificação de Determinadores de Umidade de Grãos.

Rogério Moletta falou ainda sobre os Laboratórios especializados que fazem parte da estrutura do Ipem-PR, como os laboratórios acreditados pelo Inmetro: Laboratório Têxtil de Londrina, o único laboratório público que atende toda a rede do Inmetro, e a iniciativa privada também; o Laboratório de Grandes Massas em Maringá, e o Laboratório de Curitiba. Além do Laboratório de Verificação de Determinadores Umidade de Grãos, em Cascavel, instalado desde 2002, sendo o primeiro no país para atender o setor agrícola, servindo de referência para outros estados.

Conselho de Administração – O Decreto Estadual nº 7599/17 instituiu o novo Regulamento, criando o Conselho de Administração, órgão colegiado de deliberação e orientação, responsável por formular a política de ação do IPEM-PR, de acompanhar a execução e de avaliar o desempenho no cumprimento de objetivos, composto por seis membros. O presidente do Conselho é o Secretário da pasta a que o Instituto está vinculado, no caso do secretário Estadual da Administração e Previdência.