Conselho de Administração do IPEM/PR é instaurado 12/12/2018 - 14:34

A primeira reunião do Conselho de Administração do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná foi realizada ontem (11), com a participação do presidente Rodrigo Salvadori, secretário do Planejamento e Coordenação Geral; do diretor Geral da Secretaria de Ciência e Tecnologia Aroldo Messias de Melo Jr, que representava o secretário Décio Sperandio; o presidente do IPEM/PR Emerson Rosetti; o representante da FIEP Cláudio Henrique Voth; o representante da Fecomércio Edson Luiz Guariza; e o representante dos servidores do Instituto, José Carpes, na sede da SEPL.

O presidente do IPEM/PR Emerson Rosetti ressaltou a importância da reunião que instaurou o Conselho de Administração do IPEM/PR, quando fez uma apresentação da instituição, explicando a importância do trabalho realizado, e lembrando que “tudo passa por suporte metrológico”, ressaltando que praticamente todos os produtos utilizados pelos consumidores no dia a dia são fiscalizados pelo IPEM. “Imagine se esses itens não passassem por fiscalização, como ficariam?”, questionou.

O secretário Rodrigo Salvadori, do Planejamento, falou do trabalho do IPEM/PR “que promove a geração de emprego e renda para o Estado”. Salvadori citou os laboratórios do Instituto, que foram conquistados “porque temos pessoal capacitado para atender”. O secretário finalizou: “o IPEM é um órgão que dá resultado, e um grande resultado!”.

Emerson Rosetti convidou os integrantes da FIEP e da Fecomércio para conhecerem o Instituto, e alegou “o Conselho não pode ser só para bonito”. Acrescentou ainda “temos que estar em constante sintonia com os comerciantes e industriais, beneficiando os que fazem tudo certo, e para os que não cumprem as regras, temos que autuar, mas nosso papel deve ser o de orientador. Um dia ainda chegaremos nesse patamar”.

O direto Geral da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Aroldo Messias de Melo, citou que “o IPEM traz credibilidade ao setor empresarial e industrial do Paraná. Ao fiscalizar a certificação de alguns produtos, oferece maior segurança para a sociedade”, disse. O representante da Fecmércio, Edson Guariza, elogiou o trabalho do IPEM/PR, “um bonito trabalho que o Instituto faz para toda sociedade”.

O presidente do IPEM/PR se dirigiu ao secretário e aos outros componentes do Conselho de Administração que possam colaborar “numa grande peleia” do Instituto, “que é a doação de uma área para a construção da sede própria da Regional de Guarapuava, que já tem orçamento previsto para o próximo ano, junto ao Inmetro. Mas a Prefeitura local ainda não encontrou esse terreno. Precisamos de uma boa e grande área!”, disse Emerson Rosetti, lembrando que o Inmetro já se posicionou favoravelmente à construção de um laboratório de baterias, que poderia ser construído em Guarapuava.

O diretor Administrativo e Financeiro do IPEM/PR, Rogério Moletta Nascimento e o diretor de Metrologia e Qualidade, Shiniti Honda, também fizeram parte da reunião que instaurou o Conselho de Administração, com previsão no Decreto 7599, de 17 de Agosto de 2017, que aprovou o Regulamento do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná e o Conselho, em substituição ao Decreto 4220/94.

Conselho de Administração do IPEM/PR - O Conselho de Administração do Ipem-PR foi criado pelo Decreto Estadual nº 7599/17, que instituiu o novo Regulamento do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná.

O Conselho de Administração é um órgão colegiado de deliberação e orientação, responsável por formular a política de ação do Ipem-PR, de acompanhar a execução e de avaliar o desempenho no cumprimento de objetivos, composto por seis membros. O presidente do Conselho é o Secretário da pasta a que o Instituto está vinculado, no caso do secretário de Planejamento, Rodrigo Salvadori.

O presidente do Ipem-PR tem o cargo de Secretário Executivo do Conselho. O terceiro membro é o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Outros representantes são indicados pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e pela Federação do Comércio do Estado do Paraná, sendo indicados Cláudio Henrique Voth e Edson Luiz Guariza, respectivamente. E o sexto membro do Conselho de Administração foi indicado entre os servidores do Instituto, eleito por escrutínio, José Carpes.

O Conselho deverá reunir-se pelo menos uma vez por ano, ou quando convocado pelo presidente, ou por solicitação de seus membros. Os diretores Administrativo e Financeiro e o de Metrologia e Qualidade do Ipem deverão participar das reuniões do Conselho, mas sem direito a voto. O desempenho das funções dos membros do Conselho de Administração não é um trabalho remunerado.