Comemoração dos 50 anos do Ipem inclui reinauguração do Laboratório Têxtil de Londrina 10/07/2017 - 23:35

Na última sexta-feira (dia sete), o presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Oliveira Filho, reinaugurou o Laboratório Têxtil de Londrina, o único laboratório público de ensaios têxteis no Brasil. O Laboratório de Londrina é acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, pela ISO 17025.

O presidente Oliveira Filho falou sobre o retorno das atividades do Laboratório, que passa a atender a Rede de Metrologia em todo o país. “O Laboratório vinha realizando em torno de 700 ensaios por mês, e com a contratação de mais três equipes, passa a ter capacidade para fazer 2 mil ensaios/mês”, disse Oliveira, que ressaltou a colaboração do presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, que esteve presente à reinauguração do Laboratório em Londrina.

Para o presidente do Inmetro, Carlos Azevedo, essa ampliação da capacidade do laboratório de Londrina é muito importante para a produção têxtil do país. Azevedo falou sobre a concorrência do mercado internacional, “que impõe barreiras, que precisam ser transpostas. E o Laboratório do Paraná é o único que tem condições para conseguir essa acreditação e permitir que o nosso produto ingresse nesse mercado”, comentou o presidente do Inmetro.

O presidente Azevedo falou sobre o contingenciamento que afetou a capacidade de atendimento do Laboratório Têxtil: “esse abandono representou um problema sério, sem aquilatar as consequências”! Referindo-se à redução na realização de ensaios, que acaba representando um problema de saúde pública, pois quando uma pessoa que é alérgica a um tipo de tecido, e a etiqueta não determina exatamente a sua composição, pode ocasionar problemas sérios de saúde, como alergias, principalmente em crianças.

Também estavam presentes ao evento o coordenador Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e qualidade, Pedro Paulo; o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Raimundo Resende; o presidente do Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, que também é o presidente do Ipem do Amazonas; Alfredo Gadelha, do Ipem de Roraima; Adriano Martins, presidente do Ipem de Pernambuco; Cláudia Lemos, diretora Geral do Ipem do Espírito Santo; Darcy de Souza Vieira, diretor Administrativo e Financeiro do Ipem do Tocantins; Fernando Sette, presidente do Ipem de Minas Gerais; Felipe Antonio Guimarães Gabrich, vice-presidente e assessor-chefe do Ipem do Rio de Janeiro, e Petrônio Fernandes Lima, também assessor-chefe; o superintendente do Ipem de São Paulo, Arlindo Afonso Alves, e o diretor de Metrologia e Qualidade, Oswaldo Alves Ferreira Júnior; e do presidente do Ipem de Sergipe, Leo de Souza Araújo.

A cerimônia contou ainda com a participação do presidente da Associação Comercial de Londrina e vice-presidente da FACIAP, Cláudio Tedeschi; do deputado federal Luiz Carlos Hauly; do prefeito de Cambé; do representante do deputado Alex Canziani; e do deputado Cobra Repórter; do Iapar, entre outras autoridades.

O coordenador da Cored, Pedro Paulo, elogiou o evento e se disse surpreso com as instalações, comentando que o Laboratório de Londrina “nunca deveria ter reduzido sua capacidade de atendimento, pela importância no cenário econômico do país”.

O presidente do Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, parabenizou o presidente Oliveira Filho “pelo grande trabalho que você e sua equipe vêm desenvolvendo no estado do Paraná”, desejando sucesso!

O vice-presidente do Ipem do Rio de Janeiro, Filipe Gabrich, também elogiou o Ipem do Paraná: “parabéns mais uma vez pelo belíssimo laboratório. Quem ganha com isso é o Brasil”.

O presidente do Ipem de Minas Gerais, Fernando Sette, disse: “a capacidade que está instalada pelo Ipem-PR na ‘pequena Londres’ propicia a todos nós a fazer as entregas da política pública de metrologia que a sociedade brasileira merece, e carece”. Sette elogiou o presidente do Ipem paranaense dizendo: “Oliveira acredita nas pessoas”, e parabenizou-o pela pessoa que é!

O presidente do Ipem de Sergipe, Leo de Souza Araújo, disse: “esse Laboratório significa a retomada de uma verificação que havia parado e um começo de um reconhecimento internacional que almejamos, conforma disse nosso presidente Carlos Azevedo”.

A presidente do Ipem do Espírito Santo, Cláudia Lemos, agradeceu a participação no evento, elogiando o trabalho conjunto que a equipe do Ipem-PR vem realizando.

O presidente do Ipem de Pernambuco, Adriano Martins, falou sobre o evento: “vi hoje nos olhos dos funcionários, a excelente condução da sua gestão! Que Deus continue abençoando e fazendo esse trabalho grandioso! Parabéns oliveira, o senhor inspira a rede!”, finalizou.

Laboratório Têxtil de Londrina

• Reinauguração Laboratório Têxtil