Cápsula do Tempo do Ipem-PR une presente, futuro e passado 28/02/2018 - 11:23

O dia de hoje foi marcado para os funcionários do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná com o lacre da Cápsula do Tempo, realizado em solenidade, com a presença dos funcionários da Capital e também das Regionais do interior do Estado. Um momento em que uniram o presente, o futuro e o passado, segundo palavras do presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho.

A Cápsula do Tempo guarda objetos que simbolizam momentos importantes da história do Ipem-PR, com material que mostra lugares, pessoas, construção da sede em Curitiba e das Regionais de Maringá, Londrina e Cascavel. O recipiente ficará fechado até o ano de 2042, quando o Ipem-PR completará 75 anos.

A Cápsula do Tempo contém também o depoimento do governador Beto Richa, com um recado para as pessoas que estarão no momento da abertura, prevista para o ano de 2042. Richa deixou uma mensagem que cita os netos do governador, que estarão com 26 anos na data da sua abertura.

O presidente Oliveira Filho agradeceu aos funcionários do Instituto pelo empenho no desenvolvimento do trabalho de cada um, “o que acabou elevando o Ipem do Paraná a um destaque, inclusive no âmbito nacional, sendo referência para outros órgãos delegados do Inmetro”, declarou o presidente.

O diretor Administrativo e Financeiro do Ipem-PR, Rogério Moletta do Nascimento, também deu seu recado aos funcionários, relatando que “o Instituto hoje tem um papel de destaque junto ao governo do Estado do Paraná que há muito não vinha recebendo. É um reconhecimento da importância para a sociedade paranaense do trabalho desenvolvido por nossos trabalhadores”. O diretor Moletta destacou também a atuação do presidente Oliveira Filho pela dinâmica desenvolvida na sua gestão.

Logo após o evento, o presidente Oliveira reuniu-se com os gerentes das Regionais, de Maringá Michel Ravazzi, de Londrina Marcelo Trautwein, de Cascavel Francisco Bessa e de Guarapuava Nael dos Anjos. Também estava na reunião o diretor Rogério Moletta e o técnico do Inmetro que presta serviços no Ipem do Paraná, Marco Aurélio Diniz Maciel.

Cápsula do Tempo – O formato escolhido da Cápsula do Tempo é de um peso, que representa uma das áreas de atuação do Instituto. Dentro do envólucro foram colocadas informações contidas num HD externo, e objetos que fizeram parte das comemorações dos 50 anos do Ipem-PR, como o selo do Correio, uma plaquinha comemorativa dos 50 anos. Dentro da Cápsula também foi colocado um memorial com a fotos de todos os funcionários do Instituto.

No HD externo foram registrados as fotos dos 50 anos do Ipem-PR, com depoimento de vários funcionários e de ex-presidentes. Um histórico fotográfico da construção do Instituto também foi guardado na Cápsula.

Assim, a Cápsula do Tempo do Ipem-PR vai repousar com segurança pelos próximos 25 anos. Nesse período o Ipem-PR deve passar por transformações importantes, inclusive com a construção de uma nova sede administrativa. O “grand finale” vai ocorrer em 2042, quando as informações atuais forem recuperadas. Nesse dia a Cápsula do Tempo do Ipem-PR vai cumprir a sua função de ligar o presente, o futuro e o passado. Vai contar a história do Ipem em diversos capítulos.

Estavam presentes à solenidade o chefe de Gabinete Delmo de Almeida Filho, o assessor Jurídico Roberto Oresten, a gerente Financeira Rosane Lantmann Koteski, a gerente de Recursos Humanos Angela Lantmann de Meirelles, o gerente de Tecnologia da Informação José Carlos Brandes, o ouvidor Galdino Alves Júnior, o assessor de Planejamento Laertes Coelho Neto, o assessor de Projetos Valter Júlio Guimarães, a assessora de Imprensa Beatriz Panek, o gerente de Fiscalização Roberto Tamari, o gerente de Verificação de Metrologia José Roberto Barcellos, o gerente de Calibração e Ensaios Carlos Alexandre Brero Campos, o gerente de Pré-Medidos Sergio José Camargo, e o gerente de Avaliação Técnica Luiz Carlos Camargo.