Balanças de fluxo dos Portos do Paraná passam por calibração do IPEM-PR 25/06/2021 - 14:30

A calibração das balanças de fluxo utilizadas no Porto de Paranaguá é realizada semestralmente pelos metrologistas do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade - INMETRO. A importância desse trabalho reflete na credibilidade dos produtos exportados através de um dos principais portos do país.

Segundo o gerente de Calibração e Ensaios do IPEM-PR, Carlos Alexandre Brero de Campos, a equipe executa semestralmente o ensaio das balanças de fluxo utilizadas na exportação e importação de produtos que passam pelos Portos do Paraná, avaliando se o equipamento realiza a pesagem correta. “Esse trabalho interfere diretamente na qualidade e credibilidade do nosso corredor de exportação e importação, garantindo a exatidão na quantidade do produto que está sendo comercializado”, disse Carlos Alexandre.

Carlos Alexandre deu como exemplo a exportação de soja, que vem batendo recordes no Estado, segundo dados do Porto de Paranaguá. “O exportador deve poder contar com a confiabilidade metrológica dos seus instrumentos de medição para garantir que a quantidade correta do produto seja embarcada, preservando a confiança do comprador sobre nossos produtos, sejam eles agrícolas ou não”.

Anualmente, mais de 57 milhões de toneladas de cargas são movimentadas pelos Portos de Paranaguá e Antonina, sendo as principais vias de escoamento da safra dos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Recebe ainda cargas dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia. Os principais destinos dessas cargas são China, Holanda, Coreia do Sul, Hong Kong e Japão, estabelecendo uma corrente de comércio com mais de 210 países.