Balança Rodoviária de empresa privada passa por verificação da equipe da Regional de Guarapuava 28/10/2021 - 14:02

A equipe do IPEM-PR, lotado na Regional de Guarapuava, fiscalizou uma balança rodoviária pertencente a uma madeireira da cidade de Pinhão. A empresa vende para o mercado nacional e também exporta madeiras diversas, contudo, para fazer o transporte até o destino, a empresa contrata o frete de empresa terceirizada negociando o preço desse transporte por tonelada.

Assim, a empresa adquiriu uma balança rodoviária, que foi instalada dentro da empresa em Pinhão, e solicitou ao IPEM-PR a verificação inicial do instrumento, para oferecer maior credibilidade aos negócios realizados.

A ação foi comandada pelo gerente da Regional de Guarapuava, Nael dos Anjos, quando conferiram se o equipamento está registrando corretamente o peso. A balança rodoviária foi aprovada e emitido o Certificado de Verificação Inicial. O gerente afirmou que tem sido cada vez mais comum empresas que comercializam madeiras adquirirem balanças rodoviárias privadas para este fim, garantindo maior credibilidade na negociação entre as partes.

Para a realização desse trabalho no IPEM-PR no município de Pinhão, contou com o apoio de um caminhão munck, de propriedade de uma empresa permissionária, autorizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro e IPEM-PR, além dos pesos-padrão, que foram certificados pelo Laboratório de Grandes Massas de Maringá.

Balanças Rodoviárias - O trabalho de verificação de balanças rodoviárias é importante não somente para a economia, como para garantir maior segurança nas estradas, pois o instrumento atua no controle do peso dos veículos de carga.

Segundo o gerente Nael dos Anjos, “o excesso de peso bruto total do veículo de carga pode contribuir para a perda do controle desse veículo automotor, com grande possibilidade de ocasionar acidentes graves. A pista também acaba sendo danificada por excesso de peso, e os buracos acabam provocando mais acidentes, com envolvimento de outros veículos que trafegam pela via”, explicou o gerente.