Alunos de Física do IFPR-Colombo participaram de palestras com gerentes do IPEM-PR 04/03/2020 - 15:40

Os gerentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná Sérgio Camargo (Pré-Embalados) e Carlos Alexandre Brero de Campos (Calibração e Ensaios) estiveram hoje (04) com os alunos do Instituto Federal do Paraná – Campus de Colombo, que fazem o Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, para falar sobre o trabalho do IPEM-PR.

O convite para realização dessas palestras foi uma iniciativa do professor de Física do IFPR, Alysson Ramos Artuso, Doutor em Física e autor de diversos livros didáticos e de poesias. Segundo o professor, “um dos primeiros assuntos que abordo com os estudantes é sobre medições, unidades de medida e sobre o Sistema Internacional de Unidades”. Assim surgiu o convite para os profissionais que atuam no campo da metrologia, finalizou o professor.

O gerente de Calibração e Ensaios do IPEM-PR, Carlos Alexandre, falou sobre a importância do Sistema Internacional de Unidades, principalmente para a exportação de produtos do Brasil para outros países. Este é um sistema de medição mais usado no mundo, tanto no comércio como na ciência. O Sistema, desenvolvido em 1960, é um conjunto sistematizado e padronizado de definições de unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo, que visa uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.

Relatou ainda o gerente aos alunos do IFPR que a calibração dos instrumentos determina o desempenho do equipamento de medição, possibilitando uma medição segura, que garante a conformidade. Erros de medição não podem ocorrer para não afetar a qualidade dos ensaios ou dos produtos, para isso é necessário a calibração de instrumentos periodicamente.

O gerente de Pré-Embalados, ou Pré-Medidos, Sérgio Camargo, explicou aos alunos que produtos pré-medidos são aqueles pesados e medidos sem a presença do consumidor e em condições de comercialização, que incluem mais de 80% dos produtos que são consumidos, como arroz, feijão, gêneros alimentícios em geral, produtos de limpeza, material de higiene pessoal, entre tantos outros.

Explicou ainda que Portaria do Inmetro aprovou o regulamento técnico metrológico que define os requisitos a serem cumpridos pelos produtos pré-medidos e a metodologia de determinação do conteúdo efetivo dos produtos comercializados em unidades de massa e volume. O gerente falou sobre a coleta dos produtos para análise no mercado formal e nas indústrias e a destinação após os exames de laboratórios, que são recolhidos pelo fabricante ou encaminhados para o Provopar.

Os alunos demonstraram grande interesse no assunto, sendo que o professor Alysson conversou com os gerentes para, futuramente, promover uma visita dos estudantes à sede do IPEM-PR em Curitiba, para enriquecer o conhecimento e esclarecer mais dúvidas que ficaram pendentes devido o pouco tempo que foi utilizado para as palestras, para um assunto muito vasto. No encerramento, alguns alunos foram agradecer os gerentes pela explanação do assunto.

O professor Richard Jojima Nagamato, que também ministra aula no IFPR – Campus de Colombo, participou das palestras com os alunos do professor Alysson Ramos.

Sobre o IFPR - O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

O Campus Colombo - O Campus Colombo iniciou suas atividades de ensino, conforme Resolução CONSUP/IFPR nº 02 de 06/02/2015, com o objetivo de oferecer Educação Profissional e Tecnológica, contribuindo com o desenvolvimento da região e dos arranjos produtivos locais. Além dos Cursos Regulares, o IFPR/Campus Colombo, desde a sua implantação, desenvolve ações de pesquisa, extensão e de formação inicial e continuada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Prefeitura Municipal de Colombo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Ação Social.