2.580 unidades de produtos pré-embalados foram doados ao Provopar pelo IPEM-PR antes da Páscoa 26/04/2022 - 15:39

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná doou ao Provopar 2.580 unidades de alimentos que são mais consumidos nesta época do ano, como chocolates, ovos de Páscoa, colombas, trufas, barras de chocolate, bombons, e tantos outros, que foram distribuídos à entidades assistidas pela associação beneficente. A entrega foi no dia 13 de abril, antes das comemorações de Páscoa, em Curitiba.

Segundo o gerente de Pré-Medidos do IPEM-PR, Sérgio Camargo, esses produtos doados ao Provopar fazem parte do objeto de fiscalização realizada pelo Instituto, no Laboratório de Pré-Medidos de Curitiba. Os fiscais percorrem supermercados e indústrias de alimentos, produtos de higiene pessoal, entre outros, para recolher amostras desses produtos para verificação em laboratório.

“Esses produtos foram recolhidos e passaram por testes de laboratório, quando os técnicos verificaram se o peso corresponde ao indicado na embalagem, além dos aspectos formais das indicações na embalagem. Essas indicações devem seguir rigorosamente o que está determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. Para o consumidor, é importante observar que a embalagem não pode compor o peso do produto”, explicou Sérgio Camargo.

Os testes nos Laboratórios de Pré-Medidos do IPEM-PR são realizados com a presença do fabricante ou responsável pelo produto, que são previamente convidados para acompanhar a verificação. Ao final, o representante tem a opção de recolher o produto, ou deixar para doação. Segundo o gerente,  “é o que na maioria das vezes acontece, eles deixam para doação, colaborando com essa assistência social”, disse Camargo.

Os produtos doados estavam em perfeitas condições e próprios para o consumo, dentro do prazo de validade de cada um deles. As embalagens que foram abertas durante a fiscalização, receberam nova embalagem padrão, para preservação destes produtos, sejam alimentos ou produtos de higiene pessoal.

Entre os produtos doados estavam: ovos de chocolate, confeitos de chocolate, colombas pascal, bombons recheados, caixas de bombons, trufas de cacau, barras de chocolate, biscoitos wafer e integral, preparado de frutas para suco, bebidas de fruta adoçada, néctar,  queijo parmesão ralado, doce de floco de arroz, pão de mel e confeitos de chocolate. Entre os produtos de higiene pessoal, foram doados frascos de condicionador e papel higiênico.

O IPEM-PR faz a doação de produtos pré-embalados, ao Provopar, durante todo o ano, não só na Capital, mas também nas Regionais do IPEM-PR em Cascavel, Guarapuava, Maringá e Londrina, que também contam com laboratórios de Pré-Medidos.

PROVOPAR - O Provopar Estadual é uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos, com a finalidade de assistência social, educacional, beneficente, cultural, ambiental, saúde e geração de renda. Tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida, cidadania e humanização da sociedade paranaense.
O Provopar tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida e a valorização das populações com baixo índice de desenvolvimento humano, viabilizando programas e ações que possibilitem a sua sustentação, através de programas de geração de renda, garantindo sua inclusão social. Ao mesmo tempo também desenvolve ações emergenciais e campanhas que mobilizam a sociedade a participar e colaborar.

GALERIA DE IMAGENS