Tratamentos Superficiais e Cuidados com Pesos Padrão em Ferro Fundido

Os padrões de ferro fundido devem receber um tratamento superficial para sua proteção, facilidade de limpeza e para preservar a integridade da sua massa. Padrões sem esta proteção estão sujeitos a oxidação e em função desta variável, podem provocar alterações na massa do objeto. Este tratamento pode ser realizado através de diversos processos, entre eles destacamos:
 

GALVANIZAÇÃO POR IMERSÃO A QUENTE

Neste processo a peça é totalmente imersa em banho de zinco líquido (zinco fundido entre 450°C e 490°C) para que toda superfície da peça, inclusive possíveis imperfeições sejam protegidas. Este tratamento superficial deve ser eficaz para garantir proteção dos pesos padrão por barreira (proteção mecânica) e proteção catódica. O revestimento de zinco deve isolar todas as superfícies internas e externas, do contato com agentes oxidantes presentes no meio ambiente. Deve-se garantir, no tratamento superficial, que ocorra a penetração do zinco na rede cristalina na base do metal base, resultando em uma difusão intermetálica, ou seja, na formação de ligas de Fe-Zn na superfície de contato.
 

PINTURA

Aplicação, na forma de spray, de uma camada fina de tinta, preferencialmente a base de alumínio, ou ainda a aplicação de uma camada de verniz, neste caso o verniz deve ser resistente a impactos e riscos. Tinta epoxy ou esmalte não devem ser utilizados. Na preparação para a pintura, o padrão deve ser limpo com uma escova de aço ou lixa fina e deve ser aplicada uma camada de primer para minimizar o efeito da oxidação. A utilização do processo de jateamento para remover pintura antiga e oxidação, não é recomendada, pelo fato de retirar quantidade significativa de massa do peso padrão. Durante o processo de secagem os padrões devem ficar protegidos de fontes de poeira e outros agentes contaminantes.
 

CROMAGEM

Existem duas técnicas de cromagem, o cromo decorativo e o cromo duro. No cromo decorativo camadas muito finas de cromo são depositadas sobre bases de níquel. A camada de cromo decorativo não protege um metal base como ferro. É sempre necessária uma camada intermediária seja de níquel, cobre ou as duas antes da cromagem. Somente o aço inox recebe a proteção direta de cromo (Campos, 2006). A camada de Cromo Duro proporciona elevada resistência ao desgaste, em virtude de sua dureza superficial da ordem de 900 HV (60~70 HC), proporcionando maior vida útil da ferramenta, retardando seu desgaste. O Cromo Duro possui baixo coeficiente de atrito, permitindo a redução de lubrificantes. Numa superfície cromada, devido a sua característica de alta repelência, não há adesão de partículas (Souza, 2003).
 

NiP

O NiP, popularmente conhecido como níquel químico, é obtido pela redução de íons complexos de níquel tendo o hipofosfito de sódio com agente redutor, sem aplicação de corrente elétrica externa e havendo incorporação de fósforo. A deposição é inicialmente catalisada pela superfície do substrato, tornando-se posteriormente autocatalítica. O desempenho do NiP não depende somente do teor de fósforo, da espessura da camada depositadae do tratamento térmico (fatores apontados pela literatura como principais influenciadores do desempenho), mas também de outros fatores como tipo de substrato, idade do banho e teores de contaminantes como o enxofre, o chumbo, o magnésio, o cobre, o ferro e o manganês (CARDOSO, 2006).

Cabe lembrar, que todos estes processos devem ser realizados antes da calibração ou verificação a menos que a se tenha controle sobre a quantidade de produto que será depositado na superfície do padrão. Se o processo utilizado não permitir este controle, a deposição de material deve ser realizada com a câmara de ajuste aberta para possibilitar o ajuste da massa após o tratamento superficial.

Durante o uso, se o peso padrão estiver com a superfície isenta de pontos de oxidação, falhas na pintura ou riscos, deve ser realizada somente a limpeza da superfície com uma escova de nylon, pano limpo ou utilizar um compressor de ar para remover focos de sujeira ou poeira.

 


Autor

Carlos Alexandre Brero de Campos

Bibliografia

 

 

NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY. Good Laboratory Practice for Painting Cast Iron Weights. GLP 11. Disponível em: ts.nist.gov/WeightsAndMeasures/upload/Glp_11_Mar_2003.pdf

NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY. NIST HANDBOOK 105-1. Revised 1990. Specifications and Tolerances for Reference Standard Weights and Measures.13 pages. Washington, DC.

THE NATIONAL MEASUREMENT SYSTEM POLICY UNIT, THE NATIONAL PHYSICAL LABORATORY, THE NATIONAL WEIGHTS AND MEASURES LABORATORY AND THE SOUTH YORKSHIRE TRADING STANDARDS UNIT IN RESPECT OF MASS METROLOGY: CLEANING, HANDLING AND STORAGE OF WEIGHTS. Project 1.2.5 DTI/ITT Ref No: MPU 8/60.1. Disponível em: http://www.npl.co.uk/mass/guidance/handling.pdf.

TROEMNER CALIBRATION TECNOLOGIES & PRECISION WEIGHTS. Mass Standards Handbook–Weight Care and Maintenance. Disponível em: www.troemner.com/pdf/deskref/TroemnerMassStandardsHandbookCareHandle.pdf

Souza A., Laboni, A., Coutinho I. ENGENHARIA DE APLICAÇÕES -CASCADURA INDUSTRIAL S.A. Revestimentos superficiais – Tecnologia de Superfícies – Aplicação de Cromo Duro em Ferramentas, Moldes e Matrizes. 1º Encontro de Integrantes da Cadeira Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes - 28/10/2003 a 30/10/2003. São Paulo SP. Disponível em: http://www.pmbok.com.br/italo/arquivos/abm2003cd-artigo.PDF.

CAMPOS G. O. CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – CDT/UNB. Resposta Técnica. Campus UnB - Faculdade de Tecnologia -Módulo AT-5, térreo. 2006.

CARDOSO, Cristiano. Revestimentos de Níquel Químico para proteção contra corrosão. São Paulo, 2006. 276 p.