Regional de Cascavel

 

A Regional de Cascavel foi inaugurada em outubro de 1978. Sua área de atuação abrange 67 municípios da Região Oeste.

A estrutura da Regional de Cascavel conta com 1.850 m² de construção, numa área de terreno de 10.000 m², em sede própria, adquirida com os recursos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

A equipe de técnicos e metrologistas da Regional executam praticamente todos os serviços delegados do INMETRO, como a fiscalização e verificação de produtos pré-medidos (pré-embalados), de instrumentos de medir (balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, esfigmomanômetros, radares, entre outros), produtos com certificação compulsória (brinquedos, preservativos, pneus, mamadeiras, tomadas, interruptores, lâmpadas, material escolar, colchões, entre tantos outros), calibração e ensaios de instrumentos.

A Regional de Cascavel possui ainda um laboratório para verificação dos determinadores de umidade de grãos, o Laboratório de Cascavel – LACAS, o primeiro laboratório da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do INMETRO, inaugurado em 2002.

regional cascavel

 

regional cascavel

 

A Regional de Cascavel conta com um complexo e moderno sistema para fazer a verificação de caminhões e vagões tanques, cumprindo com todos os requisitos para proteção ambiental, inclusive fazendo a coleta do material poluente, não permitindo o descarte no meio ambiente.

O sistema conta com licença junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que hoje faz parte do Instituto de Água e Terra (IAT) do Estado, denotando preocupação com o meio ambiente mais seguro, visando o futuro da humanidade, e colaborando para a economia do Estado, que vem se destacando na preservação.

O complexo foi construído com a preocupação em proteger o meio ambiente da poluição resultante dos resíduos de hidrocarbonetos oriundos dos tanques e vagões utilizados no transporte do combustível de petróleo e metanol, que contaminam a água usada nas verificações desses veículos. Através do sistema instalado na Regional de Cascavel não ocorre o descarte de nenhum resíduo.

Esse resíduo é recolhido por empresa credenciada para essa classe poluente, que realiza o tratamento adequado. Essa empresa também é vistoriada pelos órgãos que realizam controle ambiental no Estado.

 

Anualmente são verificados aproximadamente 1.100 caminhões tanques por ano na Regional de Cascavel.

 

tanque cascavel

 

tanque cascavel

 

 

 

Os produtos pré-embalados, ou pré-medidos, são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor, e que se encontram em condições de comercialização, como arroz, feijão, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ovos de Páscoa, pescados congelados, produtos natalinos, produtos agrícolas, alguns materiais de construção, entre tantos outros.

Os produtos pré-medidos ou pré-embalados representam aproximadamente 80% de tudo que a sociedade consome, e estão na lista de produtos fiscalizados pelo IPEM-PR.

Os agentes do IPEM-PR percorrem diariamente o comércio e as indústrias para fiscalizar esses produtos, para garantir que o consumidor vai levar para casa aquilo que comprou como está indicado na embalagem. Por outro lado, a indústria conta com um importante colaborador, estabelecendo um padrão quantitativo. Essas ações visam manter o equilíbrio dessas relações comerciais.

Muitos dos produtos fiscalizados são levados para o Laboratório de Pré-Medidos (Pré-Embalados), onde são realizados testes com várias unidades, seguindo Normas do INMETRO, e contando com a presença do fabricante.

pré-medidos

 

FOTO PRE MEDIDOS 4

 

O Laboratório de Cascavel – LACAS, que faz a verificação dos determinadores de umidade de grãos, é o primeiro laboratório da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do INMETRO, inaugurado em 2002, sendo referência na implantação de outros laboratórios nos Ipems de outros estados.

Os medidores de umidade verificam a quantidade de água contida internamente nos grãos como soja, trigo, milho, cevada, canola, aveia, feijão. São utilizados para quantificar a água presente em grãos. A medição da umidade dos grãos é primordial na avaliação comercial. Os grãos são comercializados em unidade de peso, portanto, a quantidade de umidade presente no grão pode afetar seu peso e, consequentemente, seu valor comercial.

Os aparelhos que medem a umidade dos grãos simulam o Método Padrão de Estufa, aceito mundialmente, mas com maior eficiência, proporcionando competitividade no mercado externo.

Esses aparelhos devem passar pela verificação inicial, com o modelo aprovado pelo INMETRO, depois anualmente passando por verificação periódica, e também depois de algum reparo no instrumento.

Esses instrumentos que medem a umidade dos grãos devem seguir normas do Inmetro, estabelecidas na Portaria 402/2013 e NIE 125/2017.

Medidores Universais - A Portaria 402/2013 do Inmetro acabou retirando do uso os medidores de umidade de grãos de indicação não digital e amostra destrutiva, conhecidos como Medidores Universais, porque são passíveis de manipulação, podendo lesar as partes da relação comercial.

Modelos sem aprovação de modelo - A Portaria 402/2013 também estipulou prazos para utilização dos medidores fabricados sem a aprovação do modelo junto ao Inmetro. Com essa Portaria, os instrumentos também devem passar por verificação inicial e subsequente, recebendo Certificado de Verificação para os instrumentos aprovados.

 

Congresso - Em agosto de 2017, o Paraná foi sede do congresso “Desafios e Impactos no Controle Metrológico de Medidores de Umidade de Grãos”, organizado pelo INMETRO, com a participação de representantes dos Ipems de todo país, e participantes de entidades de outros países como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e México, além de integrantes de cooperativas e de fabricantes de aparelhos de umidade de grãos.

 

 

lacas
lacas 1
lacas

 

lacas

 

lacas

 

 

Serviço
Gerente: Silvio Cita Espinosa
Telefone: (45) 3227-6791
Endereço: Rod BR-277 - km 573,5
CEP 85.818-560 - Cascavel/PR
Abrangência: 67 municípios
Fundação: Outubro/1978