Reunião da Associação Nacional de Postos de Ensaios de Cronotacógrafos conta com a presença do presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho 10/02/2017 - 17:30

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Oliveira Filho, participou da 19ª Reunião da Associação Nacional de Postos de Ensaios de Cronotacógrafos, realizada hoje (10) em Curitiba, com a presença de representantes da ANPECI e dos órgãos fiscalizadores.
Estavam presentes à reunião o coordenador Geral da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade -RBMLQ-I Pedro Paulo de Carvalho Neto, o diretor Administrativo-Financeiro do Inmetro Alexander Assis de Oliveira, e o diretor do Detran do Paraná Marcos Traad.
Oliveira Filho, presidente do Ipem-PR, aproveitou a presença dos integrantes do Inmetro para entregar documentos com reivindicações do Instituto paranaense ao coordenador da Cored e ao diretor administrativo-financeiro do Inmetro.
O objetivo da reunião nacional dos representantes de postos e ensaios de cronotacógrafos é uma tentativa de adequar e uniformizar procedimentos. Além disso, as discussões se estenderam como forma de pressão para que seja assinado um convênio com os Detrans de todo o país, para que torne obrigatória a certificação do cronotacógrafo para entrega do licenciamento anual dos veículos. Outra questão apontada durante a reunião foi a necessidade de intensificar as fiscalizações, tanto por parte dos Ipems, como também das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
O Ipem do Paraná também estava representado, na reunião da ANPECI, pelo diretor administrativo-financeiro Rogério Moletta, do chefe de Gabinete Delmo Almeida Filho, pelo gerente de Avaliação Técnica, Luiz Carlos Camargo, e sua equipe: Ronaldo Sergio de Oliveira, Francisco Ivan de Negreiros Bessa, Iris Raysel, e Aníbal Requião Neto, que acompanharam os trabalhos para aperfeiçoar conhecimentos sobre o que está acontecendo nos postos de ensaios de cronotacógrafos.
Entenda a importância do cronotacógrafo
Cronotacógrafo é um instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo durante seu deslocamento e está ligado diretamente a segurança, como forma de reduzir o número de acidentes nas estradas e rodovias. Ele é considerado a “caixa preta” dos veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e veículos de passageiros com mais de dez lugares.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, estes veículos são obrigados a ter o cronotacógrafo. Esse equipamento possui um disco que registra as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo. Todas as informações ficam registradas nesse equipamento e, ao analisá-las, é possível descrever o comportamento do motorista. Uma segurança para o motorista e também para a sociedade que precisa do trabalho destes profissionais das estradas.

Reunião da Associação Nacional de Postos de Ensaios de Cronotacógrafos


Presidente Oliveira Filho entrega reivindicações ao Inmetro


Presidente Oliveira Filho entrega reivindicações aos representantes do Inmetro


Presidente do Ipem com o diretor do Detran PR, Marcos Traad


Oliveira Filho e o diretor geral do Detran-PR, Marcos Traad

GALERIA DE IMAGENS

  • Presidente do Ipem participa da reunião da ANPECI