Regional de Maringá fiscaliza cronotacógrafos na BR-376 com apoio da PRF 23/08/2019 - 15:49

A equipe da Regional de Maringá do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná fiscalizou hoje (23) 193 cronotacógrafos nos veículos que passavam pela BR-376, km 201, no Posto Policial do município de Mandaguari. Foram reprovados 25 instrumentos que estavam irregulares ou com o Certificado vencido. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazi, a fiscalização de cronotacógrafos é uma constante no IPEM-PR, sendo que em 2018 foram verificados 154.120 instrumentos em todo o Estado. “Por orientação da presidência do IPEM-PR, a fiscalização de cronotacógrafos é prioridade, pois representa segurança nas estradas e vias urbanas, porque é a caixa-preta do veículo, que registra dados como velocidade, tempo de parada e outros”, disse o gerente.

A operação especial integra conjunto de ações do IPEM-PR que acontecem em todo o Estado, com a finalidade de identificar, no caso dos cronotacógrafos se os instrumentos estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e Certificado de Verificação emitido pelo IPEM-PR, que é válido pelo período de dois anos.

Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. Esses dados podem ser utilizados na Justiça em casos de acidentes, por exemplo, contudo, sua validade depende da regularidade do instrumento.

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa-preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-PR. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Como funciona o cronotacógrafo - O cronotacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, dependendo do modelo do instrumento, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.

Para obter o certificado de verificação do cronotacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar o equipamento em uma oficina autorizada pelo fabricante e credenciada pelo INMETRO e passar por posto de ensaio autorizado para verificar se o instrumento está adequado à legislação.

Os ensaios metrológicos são enviados para que o IPEM-PR faça as análises do relatório e disco de ensaio e, no caso de aprovação, emita o Certificado de Verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.