Regional de Maringá fiscaliza balanças rodoviárias 11/01/2019 - 11:30

Fiscais da Regional de Maringá do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR estão percorrendo as 600 balanças rodoviárias instaladas nos municípios da jurisdição da REMAR, fiscalizando seu funcionamento segundo padrões determinados pelo INMETRO.

O gerente do IPEM em Maringá, Michel Ravazzi, declarou que a ação teve início no dia dois de janeiro, na sede da Regional, e posteriormente deve acontecer nos demais municípios. “Fazemos a fiscalização dos equipamentos anualmente, e também a verificação após um equipamento ter sido substituído ou passado por alguma manutenção”, explicou Ravazzi. “Essa fiscalização visa garantir a confiabilidade nas transações do segmento no Noroeste do Estado”, finalizou o gerente da REMAR.

Como a carga pode afetar o desempenho do veículo e a segurança durante a viagem.

O excesso de peso prejudica a condução dos caminhões e pode causar acidentes. Além disso, aumenta o desgaste do pavimento e causa deformações na pista.

Nas balanças, a autuação é feita em caso de excesso de peso ou má distribuição da carga, conforme previsão em lei.

Cerca de 80% do transporte da produção brasileira é feita através de caminhões que circulam com a mercadoria por todo o País e são alvos de fiscalização pelas estradas. Hoje, as rodovias federais e estaduais contam com centenas de postos com balanças de caminhões, para controle de excesso de peso. A multa para quem trafega com a carga acima do permitido pode chegar a R$ 30 mil.

Mas não basta só controlar o peso total do veículo. Para cumprir as exigências legais é preciso não exceder o peso de cada eixo. Isso também diminui o desgaste do caminhão, além de evitar acidentes e colaborar para manter as vias em bom estado.

A fiscalização nas rodovias pelo país está cada vez mais exigente. Com a Lei da Balança, o peso total, que deve estar de acordo com o limite permitido, é verificado junto a distribuição da carga por eixos.

Além da multa, o excesso de peso nos caminhões gera mais custos de manutenção e gastos extras com o consumo de combustível, além de riscos de acidentes. Para evitar autuações, despesas desnecessárias e garantir um melhor custo de frete, é importante manter o carregamento sempre no peso certo e obter o máximo de desempenho no transporte das cargas.

(Informações do Blog Toledo do Brasil)