Regional de Londrina do Ipem-PR constata irregularidades na manutenção de extintores de incêndio 30/05/2017 - 22:40

Fiscais da Regional de Londrina, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, durante operação realizada no dia 12 de maio, constataram irregularidades em serviços que eram prestados na manutenção de extintores de incêndio. Segundo investigado, o local de realização dos serviços era inapropriado, desrespeitando a legislação em vigor, prevista na Portaria do Inmetro nº 206/2011. 
O serviço de manutenção com a troca de lacres, anéis de identificação, e emissão do termo de garantia e selo de conformidade do Inmetro de extintores de incêndio, estava sendo realizado de forma incorreta, sem a abertura do extintor, limpeza de válvula, substituição quando necessário de alguns componentes e do agente extintor. Os suspeitos foram autuados e todo o material encontrado foi apreendido. 
O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, avisa que a inspeção, manutenção e recarga de extintores de incêndio devem ser feitas por empresa registrada no Inmetro, e devem ser realizados periodicamente, em caráter preventivo ou corretivo. E alerta que “todos os extintores de incêndio devem ostentar o selo de identificação do Inmetro”. 
O gerente da Regional de Londrina, Marcelo Trautwein, avisa que o consumidor deve ficar atento em relação ao prazo de vencimento da recarga do seu extintor de incêndio, e procurar serviço autorizado pelo Inmetro para fazer o trabalho. E também faz um alerta para que tomem cuidado ao serem abordados por pessoas que se dizem funcionários de empresas autorizadas em manutenção em extintores de incêndio, mas que na verdade não mantêm nenhum elo com essas empresas. 
Com a prática desse tipo de irregularidade, o consumidor pagava pelo serviço, mas que na verdade não era realizado, o que o deixava em risco, caso precisasse utilizar o extintor em caso de princípio de incêndio. 

DICAS -  Não permita que pessoas e empresas não habilitadas inspecionem seu extintor. Solicite sempre a identificação do funcionário. Ex. Uniforme, crachá, bloco da ordem de serviço, nota fiscal, etc. 
- Exija da empresa que fará a manutenção um extintor substituto para deixar no local, garantindo sua segurança e a do seu patrimônio.
- Na hora de comprar seu extintor de incêndio, dê preferência para extintores novos e com nota fiscal. A validade do extintor é impressa no cilindro e verifique o selo de conformidade e se o produto está apto para o uso. 
- Nunca compre extintores de incêndio enferrujados, amassados ou violados e com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização. 
- Compare no extintor o nome da empresa e endereço com o rótulo e o selo do Inmetro. Verifique no extintor se está correta a data de execução do serviço ou fabricação e a data de validade da recarga e do teste hidrostático. 
Obs.: Em caso de manutenção de extintores, a data de execução do serviço tem que estar identificada no selo do Inmetro. 

ATENÇÃO - Com orçamentos de valores baixo, muitas empresas passam o custo da recarga um valor bem inferior, e depois da manutenção cobram as peças de uso obrigatório de troca, como travas, o-ring's,tubo sifão, rótulos e selos, e na conclusão do serviço, o valor a pagar é bem superior do valor combinado. Com a inclusão de supostos extras, mas que são itens obrigatórios. 

ATENÇÃO - Com empresas que fazem serviços a base de troca, pois no extintor tem que conter a numeração de chassis, Norma de fabricação, nome do fabricante e validade do cilindro e sendo assim muitas vezes os extintores são trocados por extintores mais velhos e até mesmo que não estão de acordo com a legislação. Mais informações site : www.ipem.pr.gov.br  

OUVIDORIA DO IPEM - PR - Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Extintores apreendidos na Regional de Londrina
       
Extintores apreendidos na Regional de Londrina