Regional de Cascavel fiscaliza cronotacógrafos em Foz do Iguaçu e Santa Helena 19/08/2019 - 16:20

Nos dias 13 e 14 de agosto, os agentes da Regional de Cascavel do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná fiscalizaram veículos que são obrigados a utilizar o cronotacógrafo, que oferece maior segurança nas estradas e vias urbanas. Os fiscais atuaram nas cidades de Foz do Iguaçu e Santa Helena, e tiveram a colaboração da Polícia Rodoviária no Posto Policial em Santa Helena.

Durante a fiscalização foram verificados 337 veículos, com a autuação de 40, por estarem com o cronotacógrafo vencido ou não verificado, representando uma média de 11,87% de índice de reprovação, segundo dados repassados pelo gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist Bessa, que comandou a operação.

O presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, explicou que durante as operações de fiscalização de cronotacógrafos, que são realizadas constantemente em todo o Estado, através das Regionais em Cascavel, Guarapuava, Londrina e Maringá, e da sede em Curitiba, os fiscais analisam se o instrumento está de acordo com a legislação e se apresentam alguma irregularidade, como ausência de lacre, e do Certificado de Verificação emitido pelo IPEM-PR.

O gerente Francisco Bessa disse que a equipe ao constatar irregularidades no cronotacógrafo, emite um termo de ocorrência e posteriormente o auto de infração é lavrado pelo setor responsável no IPEM-PR.

O Certificado de Verificação do Cronotacógrafo é obtido pelo proprietário do veículo através de postos de verificação e de selagem autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. Nesse posto é realizada a selagem e o ensaio com a emissão de um Certificado provisório, válido por 30 dias. Em seguida o posto remete toda documentação ao IPEM-PR, que, após análise, aprova ou reprova os ensaios metrológicos realizados pelo posto autorizado. No caso de aprovação é emitido o Certificado válido por dois anos, e em caso de reprovação é gerada uma notificação.

Veículos obrigados a utilizar o cronotacógrafo – veículos de carga com peso acima de 4.536 kg (caminhões, carretas, por exemplo) e de passageiros com mais de dez lugares (ônibus, vans e ônibus de transporte escolar, etc.). O equipamento registra informações importantes como o percurso, o tempo de movimento, o tempo de parada, e a velocidade atingida pelo veículo.