Operação “Que Beleza” fiscalizou 2.792 itens, com reprovação de 2,2% 08/06/2015 - 20:20

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná divulgou o resultado da operação “Que Beleza”, realizada entre os dias 25 e 29 de maio, no Paraná, tendo como foco a segurança de produtos de beleza. Foram averiguados 2.792 itens em 34 estabelecimentos comerciais, sendo que desse total, foram apreendidos 62 secadores de cabelo portátil e duas chapas térmicas elétricas por não apresentarem o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta se a fabricação está dentro das normas do órgão.

O presidente do Ipem-PR, Rubico Camargo, ao constatar que o índice de reprovação foi de 2,2 %, disse que esse baixo número “se deve à constante fiscalização que o Instituto vem fazendo aos estabelecimentos que comercializam esses produtos”.

Foram fiscalizados aparelhos elétricos como os que fazem permanente de cabelo, os que servem para enrolar e alisar o cabelo, de uso doméstico ou comercial, além de barbeador, depilador, máquina de corte de cabelo, secador de cabelo portátil e secador de mãos.

Os comerciantes que tiveram os produtos apreendidos foram notificados e serão multados, pois “todos esses produtos são de certificação obrigatória”, destacou Rubico Camargo.

O gerente de Fiscalização do Ipem-PR, Roberto Tamari, informou que além do selo de qualidade, os fiscais verificaram os cabos de alimentação dos produtos. “Os agentes de fiscalização observaram também a informação da voltagem, e os cabos de alimentação se estão adequados ao novo padrão de pino arredondado”, explicou.

Nos casos de irregularidades, o proprietário do estabelecimento comercial recebe uma notificação para a apresentação dos documentos de origem dos produtos. O responsável pela comercialização recebe o auto de infração e tem 10 dias para apresentar sua defesa. Caso não consigam certificar a mercadoria, os produtos apreendidos serão destruídos, explicou o gerente de Fiscalização do Ipem.

Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PR, pelo telefone 0800 645 0102, ou pelo site do IPEM-PR, no endereço www.ipem.pr.gov.br.