O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, e Marcos Traad, do Detran-PR, conversam sobre convênio para fiscalizar cronotacógrafos 04/05/2017 - 15:30

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Oliveira Filho, esteve ontem em reunião com o diretor-geral do Detran-Paraná, Marcos Traad, realizado na sede do Departamento de Trânsito, quando conversaram sobre a realização de um convênio entre os órgãos estaduais para fiscalização de cronotacógrafos no Estado.
Segundo o presidente Oliveira Filho, “este convênio com o Detran do Estado é muito importante para a fiscalização desse instrumento que representa uma caixa-preta para veículos que têm obrigatoriedade na sua utilização, como ônibus, caminhões e transportes escolares”.
O cronotacógrafo é o instrumento destinado a indicar e registrar a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.
A parceria tem o objetivo de conferir se os equipamentos utilizados estão funcionando corretamente, segundo as prescrições regulamentares. Segundo Oliveira Filho, as ações vão detectar os instrumentos que se encontram em desacordo com as exigências legais e também eliminar os riscos de fraude, oferecendo maior segurança nas estradas e principalmente no transporte de pessoas”, finalizou o presidente do Ipem-PR.
Também participaram da reunião o diretor Administrativo e Financeiro do Ipem-PR, Rogério Moletta Nascimento, o diretor Técnico, Shiniti Honda, o secretário Executivo, Delmo Almeida Filho. Os integrantes da comitiva do Ipem-PR, após a reunião, conheceram a estrutura do Detran-PR das salas de telecentro, que podem ser utilizadas para conferências e cursos à distância.
Cronotacógrafos - Os veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas e os veículos de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir cronotacógrafo. Através dele, é possível monitorar o deslocamento do veículo. O disco registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. Estas informações são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.
O disco diagrama deve ser trocado a cada 24 horas ou sete dias, de acordo com os modelos aprovados e descritos na portaria Inmetro/Dimel. O disco diário é único, enquanto o semanal é composto por 7 discos interligados.
Em sua parte central, há espaço apropriado para o nome do condutor, local, data de início e fim do percurso, identificação do veículo, início e fim da indicação do hodômetro e número da portaria de aprovação de modelo do disco ou fita diagrama. Devem constar ainda outros dados, como marca ou nome do fabricante, velocidade máxima de registro, código de aprovação de modelo e números das portarias de cronotacógrafos.
OUVIDORIA DO IPEM-PR - Em caso de dúvida ou para fazer alguma denúncia, o consumidor deverá entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do telefone 0800 645 0102, de segunda à sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou através do site do Ipem-PR: www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.

Convênio com Detran para fiscalização de cronotacógrafos
    

Convênio com Detran para fiscalização de cronotacógrafos


Convênio com Detran para fiscalização de cronotacógrafos

GALERIA DE IMAGENS

  • Convênio para fiscalização de cronotacógrafos