Ipem fiscaliza produtos para casa e jardim 18/05/2016 - 17:10

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná realizou a Operação Especial Casa e Jardim, como parte do calendário de operações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que aconteceu em todo o país, entre os dias 9 e 13 de maio.

Os agentes fiscalizaram 1.979 itens entre: aparador, cortador, roçadeira elétrica de grama; assoprador elétrico para limpeza de jardins; churrasqueira elétrica para uso externo; eletrificador de cercas, cerca elétrica (doméstica ou rural); estadas metálicas domésticas; lavadora, limpador elétrico por alta pressão ou por vapor de uso doméstico; pistola elétrica de cola quente; e pistola elétrica de solda.

Foram reprovados apenas 12 itens, que representam um percentual de 0,61. Foram visitados 45 estabelecimentos em todo o Estado, pelos agentes de fiscalização do Ipem, lotados na sede em Curitiba, e nas regionais de Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel.

Na ação, agentes fiscalizadores percorreram comércios varejistas e atacadistas para verificar se os equipamentos utilizados na manutenção de residências e jardins atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação, além de verificarem se possuíam o selo de identificação em conformidade com as exigências do Inmetro.

Estes itens de certificação compulsória devem atender a requisitos mínimos de segurança, o que reduz a chance de ocorrerem acidentes domésticos. Para as escadas entre os inúmeros requisitos mínimos de segurança estão: suportar no mínimo 120 kg; deve possuir estabilidade (frontal, lateral, traseira e torcional) mediante aos esforços submetidos em utilização doméstica previsível, os degraus devem possuir profundidade maior/igual a 73 mm e distância entre eles de 220 mm a 250 mm garantindo paralelismo e nivelamento.

Para os produtos elétricos os requisitos mínimos de segurança referem-se a restrição de acesso a "partes vivas" para evitar choques; elevação da temperatura para que seja evitado queimaduras; os materiais utilizados nos produtos não podem propagar fogo.

Empresas que não cumprirem a regulamentação poderão ser penalizadas, com a apreensão dos produtos, além de multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Irregularidades podem ser denunciadas na Ouvidoria do Ipem-PR, por meio do número 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30mi, ou pelo site www.ipem.pr.gov.br . Acidentes devem ser relatados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no endereço: www.inmetro.gov.br/sinmac.