Ipem fiscaliza produtos consumidos nas festas de fim de ano 23/12/2015 - 16:36

Produtos mais consumidos durante o período de Natal e Ano Novo foram alvo da fiscalização dos agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná durante o mês de dezembro, em todo o Estado. Foram avaliados 327 itens, sendo 236 em estabelecimentos comerciais e outros 91 nos laboratórios do Ipem. Considerando estes itens em unidades, ao todo, foram 747 unidades verificadas.

O número de autuações variou conforme o erro apresentado, sendo 13 itens reprovados por falta quantitativa no peso do produto e onze por irregularidade na embalagem, com a altura dos caracteres inferiores ao padrão estabelecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e sem a indicação quantitativa.

Entre os produtos verificados estavam frutas cristalizadas, panetones de várias marcas, carnes como lombo defumado, costela suína, chester, peru, frango, além de nozes, amêndoas, uvas passas, tâmaras, avelãs, damascos, castanhas, cerejas, e também algumas marcas de vinhos tintos, entre outros.

O presidente do Ipem do Paraná, Rubico Camargo, alerta os consumidores para que fiquem bastante atentos, para garantir a melhor compra dos produtos sazonais de Natal e Ano Novo. “Comprar produtos com a quantidade inferior pode ocasionar possíveis prejuízos financeiros ao cidadão, que paga regularmente por determinada quantidade e leva menos para casa”, ressaltou Rubico.

Os técnicos do Ipem alertam que é preciso verificar sempre a indicação de peso/volume destes produtos natalinos. Os itens considerados pré-medidos (pesados sem a presença do consumidor) devem obrigatoriamente conter informação de peso/volume. O consumidor também pode utilizar as balanças disponibilizadas pelos supermercados para realizar a conferência. Se o valor for menor ou igual que o conteúdo nominal descrito na embalagem, o consumidor está levando menor quantidade de produto que aquela pela qual está pagando, pois o peso da embalagem deve ser descontado.

O gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sergio Camargo, alerta para o fato de que alguns produtos reprovados fazem parte do que tecnicamente chama-se de “Auto Serviço”, “quando a responsabilidade pela irregularidade, encontrada quanto à diferença do peso líquido, é de quem etiqueta e não da marca do produto!”, explica o gerente do Ipem.

Produtos reprovados durante a fiscalização do Ipem-PR: ameixa seca com cobertura de chocolate meio amargo, da marca Banana Mania; Chester – Perdigão, etiquetado no peso pelo MBrasil Comércio de Carnes; lombo defumado fatiado Cerati Canadense, etiquetado no peso pelo supermercado Irmãos Muffato; costela defumada de suíno Juliatto, etiquetado no peso pelo Wal Mart Brasil; panetone produzido e embalado pela Panetteria Barbieri; carne salgada de suíno lombo – Girardi, etiquetado no peso pelo WMS Supermercado Brasil; vinho tinto de mesa seco da marca Jota Pê; ave temperada congelada – Seara, etiquetada no peso pelo Wal Mart Brasil; uva passas escuras s/semente, embalado e etiquetado pelo Wal Mart Brasil; lombo suíno temperado – Girardi, etiquetado no peso pelo WMS Supermercado Brasil; ave fiesta desossada assada Seara, etiquetado no peso pelo WMS Supermercado Brasil; uva roxa Mercado Fontana, etiquetado no peso pelo JA Fontana e Cia; e o torrone com amendoim  da marca Montevérgine.

O Ipem intensifica a fiscalização nesse período com o objetivo de garantir que os consumidores adquiram produtos de acordo com as normas nacionais. O consumidor que tiver dúvidas, desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço de ouvidoria pelo telefone 0800-645-0102, de segunda a sexta, de 8h às 11h30min e 13h às 17h30min, ou ainda pelo site do Ipem www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.