Ipem-PR participa da Operação Nacional do Inmetro “Energia Segura” 02/12/2021 - 11:47

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) participa da operação nacional “Energia Segura”, comandada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), envolvendo todos os Órgãos Delegados nos Estados. A ação teve início na segunda-feira (29/11) e vai até esta sexta-feira (03).

O objetivo da operação nacional “Energia Segura” é a  fiscalização na venda de cabos e fios elétricos, que devem estar de acordo com normas do Inmetro, garantindo a eficiência dos materiais e a segurança nas instalações que utilizam esses produtos, como instalações elétricas em residências, empresas, indústrias, entre outros locais.

O gerente de Fiscalização do Ipem-PR, Roberto Tamari, disse que o Instituto deu prioridade, nos primeiros dias da operação especial nacional, por fiscalizar empresas que produzem fios e cabos elétricos, sendo que, entre os dias 29 e primeiro de dezembro, foram fiscalizados 3.608 produtos, em cinco empresas fabricantes de cabos condutores de eletricidade. Nessa operação, até agora, foram encontrados 74 produtos irregulares com resistência superior ao permitido.

O gerente de Fiscalização explica que muitos fabricantes diminuem a quantidade de cobre nos condutores durante a produção, o que pode ocasionar o mau funcionamento elétrico dos aparelhos eletroeletrônicos, superaquecimento da fiação elétrica, curtos-circuitos, com riscos de incêndio, inclusive.

Roberto Tamari deu um exemplo de irregularidade: a indicação no fio ou cabo é de 4 milímetros, mas a capacidade deste condutor equipara-se a um fio ou cabo de 2,5 milímetros. Além do consumidor pagar um preço alto por um produto que não está levando, corre o risco de provocar acidentes com o superaquecimento do fio ou cabo, disse o gerente.

O consumidor, ao adquirir esses produtos, deve observar a presença do selo do Inmetro, pois o registro no Instituto Nacional é obrigatório, indicando que passaram por ensaios obrigatórios das normas vigentes.

Fiscalização – Os fiscais do Ipem-PR utilizam um micro-ohmímetro portátil para realizar os ensaios nos locais fiscalizados, onde verificam a resistência elétrica dos condutores elétricos, observando se a indicação corresponde à capacidade real do produto, identificando a possibilidade de fraudes contra os consumidores após a certificação do produto.

O ensaio de resistência elétrica consiste na medida da oposição de um material ao fluxo de corrente elétrica. Quanto maior for a resistência, mais o material opõe à passagem da corrente, o que provoca o aquecimento do material, podendo levar a um acidente, como incêndio, por exemplo.

O Ipem-PR, Órgão Delegado do Inmetro, realiza todas as ações necessárias para o cumprimento das regulamentações, autuando quando necessário os responsáveis pelas irregularidades apresentadas durante as fiscalizações.

Atualização dos dados - A Operação Nacional Energia Segura foi encerrada no dia três de dezembro, sendo que no Paraná foram fiscalizados 3.698 produtos, entre cabos e fios elétricos, em oito estabelecimentos que produzem e também nos que comercializam, sendo que foram encontrados 82 produtos irregulares, que foram apreendidos, e devem ser encaminhados para o Laboratório de Curitiba, para análise. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa, no caso das autuadas.

GALERIA DE IMAGENS