Inmetro debate certificação de equipamentos eletromédicos 29/04/2014 - 15:50

O Inmetro tem buscado discutir a certificação de equipamentos utilizados no setor médico, em especial os “eletromédicos”. Neste sentido, realizou no início de abril, no Rio de Janeiro, no campus de Xerém, o workshop “Certificação de Equipamentos Eletromédicos”.

O diretor-substituto de Avaliação da Conformidade (Dconf), Paulo Coscarelli, falou da necessidade de promover debates com relação ao “trabalho que vem sendo desenvolvido na área de equipamentos eletromédicos”. Destacando que as discussões envolvem o setor produtor nacional ou importador, “para que possamos esclarecer eventuais dúvidas que existam sobre a regulamentação ou sobre programas de certificação. Esse setor é muito complexo, mas está evoluindo. Fazer esse debate agora permite dar mais transparência ao processo e levantar informações para, eventualmente, aperfeiçoar as regras do programa de avaliação da conformidade que serão colocadas, em breve, em consulta pública”.

Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade (Dipac), e Anderson de Almeida Pereira, gerente de Tecnologia em Equipamentos da Anvisa, fizeram apresentações. “Temos como objetivo prover confiança à sociedade nas medições e nos produtos. É importante ressaltar que a atuação do Inmetro tem caráter suplementar, ou seja, diferentemente de todas as outras autoridades reguladoras, o Inmetro atua exatamente onde não exista uma autoridade reguladora, porém também pode implantar programas de avaliação da conformidade em áreas regulamentadas quando demandado por estas autoridades”, explicou Leonardo.

O objetivo do workshop foi dar um panorama geral sobre a regulamentação do setor de equipamentos eletromédicos no Brasil e sobre o programa de certificação que será implantado pelo Inmetro.