Inmetro analisa cadeiras e banquetas plásticas 15/05/2013 - 15:20

Banquetas da linha adulto apresentaram 80% de irregularidade e cadeiras da linha infantil, 83%.

O Programa de Análise de Produtos avaliou cinco diferentes marcas de banquetas plásticas de uso adulto e quatro de uso infantil, além de seis marcas de cadeiras plásticas de uso infantil. Os produtos foram submetidos a três tipos de ensaios: carregamento e estático, resistência ao impacto e resistência de pernas traseiras.

Relatos de consumidores no banco de acidentes de consumo do Inmetro impulsionam o Instituto a realizar a análise, tendo como base a regulamentação de cadeira plástica monobloco (Portaria Inmetro nº 213, de 22 de junho de 2007).

Os resultados dos ensaios realizados não foram uniformes. "No que diz respeito às banquetas plásticas de uso adulto, 80% foram consideradas irregulares por apresentarem não conformidade nos ensaios de resistência de pernas traseiras e de resistência ao impacto, respectivamente”, relatou André Santos, chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade.

As banquetas plásticas infantis não apresentaram irregularidades com a metodologia definida pelo Inmetro. Já os resultados encontrados nas amostras de cadeiras plásticas infantis tiveram Não Conformidade nos três ensaios: carregamento estático, resistência ao impacto e resistência de pernas traseiras.
“Considerando que o público infantil é mais vulnerável, os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção, a fim de promover novos requisitos mínimos de segurança”, acrescentou André.

O Inmetro encaminhará os resultados da análise da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, para que normas técnicas sejam elaboradas pelas partes interessadas nas comissões de estudos especiais da Instituição.

Paralelamente, o Inmetro realizará um estudo de impacto e viabilidade dos produtos, visando o eventual desenvolvimento de um Programa de Avaliação da Conformidade.

A análise completa pode ser conferida no site do Inmetro.