IPEM-PR fiscaliza botijões de gás em Londrina, Apucarana e Ibiporã 22/07/2025 - 12:02
O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) realizou a fiscalização de 750 unidades de botijões de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos municípios de Londrina, Apucarana e Ibiporã, no norte do estado. A ação envolveu botijões das capacidades P13, P20 e P45, e teve como foco garantir a correta indicação do peso do botijão (tara) e a quantidade exata de gás adquirida pelo consumidor.
Nesta terça-feira (15), durante as verificações, os técnicos do instituto avaliaram se os botijões apresentavam de forma legível e precisa a tara — peso do botijão vazio — informação obrigatória gravada no casco. Essa identificação permite que o consumidor verifique, por meio de uma balança, se o botijão contém a quantidade correta de gás.
“A verificação dos botijões de GLP é fundamental para garantir que o consumidor receba exatamente o que está pagando”, destaca Marcelo Trautwein, gerente da regional de Londrina do IPEM-PR. Segundo ele, os postos de revenda são obrigados a manter uma balança disponível ao consumidor, caso este deseje conferir o peso antes da compra.
A ação foi destaque no Tarobá Notícias, onde o repórter Erikson Rezende acompanhou as fiscalizações e mostrou como o consumidor pode fazer sua própria conferência. Basta verificar o peso da tara indicado na argola do botijão (por exemplo: 15,600 kg) e somar os 13 kg de gás. O total deve corresponder ao peso real do botijão cheio (neste caso, 28,600 kg).
A inspeção é realizada por amostragem, como parte da rotina de fiscalização do IPEM-PR, especialmente em períodos com maior uso doméstico de gás, como os meses mais frios do ano. Nessa época, o instituto também recebe mais denúncias de consumidores que acreditam que o gás está durando menos — o que, muitas vezes, se deve ao aumento do consumo em função de hábitos como aquecer água, fazer chás e cafés.
De acordo com Marcelo Trautwein, o resultado da operação foi positivo:
“Fizemos amostragens de todas as marcas presentes na região e, para nossa boa surpresa, nenhuma empresa foi autuada por irregularidade no peso do gás. Foram mais de 21 pontos fiscalizados entre revendas e envasadoras”.
Em caso de suspeita de adulteração ou irregularidade, o consumidor pode:
- Solicitar a pesagem no ato da compra;
- Ou registrar uma denúncia gratuita pelo telefone: 0800 645 0102 (Serviço de Atendimento ao Consumidor do IPEM-PR). O atendimento gera um protocolo de acompanhamento, garantindo que o cidadão seja informado sobre o resultado da fiscalização da empresa ou do produto.