IPEM-PR: dicas de segurança para as comemorações do Dia das Bruxas 30/10/2020 - 15:28

O Dia das Bruxas, no inglês Halloween, é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.

As comemorações começam com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.

Entre as atividades de Halloween mais comuns estão festas e fantasias, praticar “doce ou travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.

Em muitas partes do mundo, as vigílias religiosas cristãs de Halloween, como frequentar os cultos da igreja e acender velas nos túmulos dos mortos, permanecem populares, embora em outros lugares seja uma celebração mais comercial e secular.

Essa popularização das festas do Dia das Bruxas, o IPEM-PR divulga algumas dicas de segurança para que as comemorações não se traduzam em acidentes e chama atenção para alguns números estatísticos divulgados pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC). 

De acordo com a CPSC, de outubro a novembro de 2018, foram tratadas nos departamentos de emergência de hospitais americanos cerca de 4,5 mil casos de lesões relacionadas às comemorações de Halloween. Desse total, 27% incluíram lacerações, ingestões e outras lesões associadas a fantasias e decorações. Vale destacar que 4% das ocorrências estiveram diretamente ligadas a reações alérgicas ou a erupções cutâneas provocadas por fantasias e adereços.

Confira abaixo as dicas de segurança do IPEM-PR/Inmetro:

Fantasias: a grande representação da nossa festa de Halloween está nas fantasias. Os pais, porém, devem ter muita atenção tanto com relação à composição têxtil quanto com fantasias muito quentes - os pequenos devem estar confortáveis para poderem curtir a festa.

Acessórios: a atenção deve ser redobrada aos acessórios como máscaras, que podem causar asfixia.

Maquiagem: muito cuidado com as maquiagens usadas nas crianças. Como a pele é mais sensível, podem causar alergia e lesões irreversíveis.

Brinquedos: os brinquedos infantis devem apresentar o selo do Inmetro e sempre observar a faixa etária indicativa na embalagem. Alguns brinquedos que contêm peças pequenas podem causar acidentes às crianças.

Decoração: a decoração é outro ponto que deve merecer muita atenção, pois normalmente é composta por materiais inflamáveis. O uso de velas, por exemplo, pode terminar com a festa.

Iluminação: as velas podem ser substituídas por luminárias, mas atenção: use apenas luminárias com o selo do Inmetro, instaladas de forma adequada.

Compre os itens para a sua festa em lojas regulares, e exija sempre a nota fiscal da compra, mas, se mesmo assim algum acidente ocorrer, registre no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidente de Consumo – Sinmac, ou pelo site do IPEM-PR www.ipem.pr.gov.br, no link Ouvidoria.

GALERIA DE IMAGENS