I Semana Nacional Consumo Seguro e Saúde marca a ação articulada entre órgãos federais e estaduais 20/06/2013 - 15:50

O Inmetro em conjunto com a Anvisa e Senacon promoveram uma série de eventos, dentre eles um seminário internacional.
Foi realizada, entre os dias 17 e 20 de junho, a Semana Nacional Consumo Seguro e Saúde, com foco em aprimorar as articulações, em nível federal e estadual, voltadas para produtos e serviços que ofereçam riscos à saúde e segurança da sociedade, bem como estabeleçam um ambiente de concorrência desleal. A série de eventos promovidos pelo Inmetro, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) durante a semana incluiu, também, o II Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde, que aconteceu ontem, quarta-feira (19), em Brasília. 

“Queremos aproximar órgãos do governo, representantes da indústria, entidades de defesa do consumidor e outros países, envolvendo-os e permitindo a troca de experiências”, destacou o presidente do Inmetro, João Jornada.
Participaram do evento o presidente do Inmetro, João Jornada, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, e representantes do Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de la Propiedad Intelectual – INDECOPI, do Peru, e da Superintendencia de Industria y Comercio da Colômbia. 

“O desenvolvimento da sociedade de consumo e o avanço da globalização trouxeram novos riscos para o consumidor. Nosso objetivo é estimular a criação de redes locais de consumo seguro e saúde que integrem os órgãos estaduais e municipais, propiciando maior eficiência e efetividade nas ações de monitoramento dos mercados e promovendo a proteção do consumidor e um ambiente de concorrência justa entre empresas, em sintonia com as práticas promovidas pela Rede de Consumo Seguro e Saúde das Américas”, destacou o diretor-substituto da Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro, Paulo Coscarelli.

Também participaram do evento representantes da Associação Brasileira de Produtos Infantis (Abrapur), da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP/MJ), do Instituto Brasileiro de Estudos da Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC), além de executivos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro, das Vigilâncias Sanitárias e de órgãos públicos de defesa do consumidor.

Entre os temas debatidos, destacaram-se: ‘Risco na sociedade de consumo’; ‘Articulações locais voltadas para o consumo seguro e saúde’; ‘A ação do mercado com foco no consumo seguro e saúde’; e ‘A experiência Latino Americana na área de consumo seguro e saúde’.

Além do II Seminário Internacional Consumo Seguro e Saúde, a semana foi marcada também por outros eventos voltados para a temática, como as reuniões do Grupo de Estudos Permanente de Acidentes de Consumo e do Grupo de Trabalho Brasil Consumo Seguro e Saúde, no dia 18 de junho, em Brasília, assim como ações locais promovidas pelos órgãos da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro, pelas Vigilâncias Sanitárias e pelos órgãos públicos e entidades civis de defesa do consumidor.