Carlos Azevedo e Oliveira Filho conversam sobre o plano de trabalho do Ipem/PR em 2018 16/04/2018 - 17:22

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Oliveira Filho, esteve hoje (16) na sede do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, no Rio de Janeiro, em reunião com o presidente do Inmetro Carlos Augusto de Azevedo. A pauta do dia foi o ajuste do Plano de Aplicação e do Plano de Trabalho para 2018, do Ipem/PR.

Segundo o presidente Oliveira Filho, os recursos destinados ao Ipem/PR devem ser aplicados para o custeio das atividades, além da reformas das nossas Regionais em Londrina, Maringá, Cascavel e da sede em Curitiba. “A nossa grande conquista foi garantir recursos para a construção da sede em Guarapuava, a única que ainda não possui sede própria. E com a colaboração do presidente Carlos Azevedo tornaremos realidade que destinaremos ao povo daquela região”, finalizou o presidente do Ipem.

 

Parceria Internacional Mercosul - Ainda na sede do Inmetro, nesta segunda-feira, o presidente do Ipem/PR conversou com alguns diretores sobre a construção de parceria internacional com os países-membros do Mercosul, para o transbordo de grãos entre Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile, entre outros.

A ideia, segundo o presidente Oliveira Filho, é que o controle da área técnica fique na responsabilidade dos órgãos delegados do Inmetro nos Estados-membros no país.

Estiveram presentes à reunião o presidente do Inmetro Carlos Augusto de Azevedo, o diretor de Metrologia Legal Raimundo Alves de Rezende, o diretor de Avaliação da Conformidade Luiz Antônio Lourenço Marques, e a representante da Coordenação Geral e Articulação Internacional do Inmetro.

 

Certificação de Florestas CERFLOR – Aproveitando a viagem ao Rio de Janeiro, o presidente do Ipem/PR, Oliveira Filho, participou do encontro entre o presidente do Inmetro Carlos Augusto de Azevedo, a presidente Executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) Elizabeth de Carvalhaes, e o procurador federal do Inmetro Daniel Almeida de Oliveira.

A discussão foi sobre o programa voluntário denominado CERFLOR - Programa Nacional de Certificação Florestal, que surgiu para atender uma demanda do setor produtivo florestal do país. Desde 1996, a Sociedade Brasileira de Silvicultura - SBS estabeleceu acordo de cooperação com a ABNT para desenvolver os princípios e critérios para o setor.

O Programa Brasileiro de Certificação Florestal foi desenvolvido dentro da estrutura do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Sinmetro, que tem como órgão que estabelece as suas políticas, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Conmetro e como órgão executivo central, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia- Inmetro. O Inmetro, autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior, é o Organismo acreditador oficial do Governo Brasileiro e o gestor de programas de avaliação da conformidade, dentre eles o CERFLOR.

Saiba mais sobre o Programa de Certificação Florestal no link http://www.inmetro.gov.br/qualidade/cerflor.asp.

GALERIA DE IMAGENS